5 filmes que todo Publicitário precisa ver

Que delícia ver um filme em que a gente se vê. Quem é publicitário (ou pretende ser) PRECISA ver estes 5 filmes. Nossa equipe selecionou algumas obras da sétima arte, que mostram diferentes etapas da profissão e seus desafios.  Ah, e ainda tem vários gêneros para você assistir o que mais gosta.

1 – Art & Copy

2 – 1,99 Um Supermercado Que Vende Palavras

3 – Obrigado por fumar

4 – O Lobo de Wall Street

5 – No

1 – Art & Copy (2009)

Este é um filme recomendado para quem está iniciando no mercado de publicidade e propaganda. É um documentário de 30 minutos, que conta vários cases de sucesso mundial e algumas obras de criativos publicitários que influenciaram o nosso tempo e a nossa cultura. Mostra o lado da publicidade tanto no glamour, quanto no lado profissional, desde a criação até quem é responsável por mandar os outdoors para serem instalados. Segundo o diretor do filme, Doug Pray, sua intenção com “Art & Copy” é influenciar artistas e escritores a criarem algo mais significativo, social e divertido. Vai um pouco pro lado daquela teoria de que todo publicitário é um artista frustrado. Indicado para toda e qualquer universidade de comunicação e para iniciantes no ramo publicitário.

2 – 1,99 – Um Supermercado que Vende Palavras (2004)

O filme 1,99 – Um Supermercado que Vende Palavras busca fazer críticas ao trabalho dos publicitários, tendo como personagens principais o desejo, a angústia e a influência pela compra, mostrando que a vida dominada pelo consumo pode levar à destruição, apontando claramente para a condição de imobilidade que as pessoas são reduzidas. Nesta crítica inteligente ao consumismo, é importante que todos os estudantes da área de publicidade conheçam essas críticas que a sociedade faz, visando saber se posicionar e defender a ideia que criou perante o mercado.

3 – Obrigado por fumar (2006)

Defender o indefensável. Esse é o desafio do porta voz de uma das maiores indústrias do cigarro. Além da publicidade, Nick Naylor (Aaron Eckhart) tem a missão de manter o cigarro em alta e larga escala de consumo, mesmo contra grandes campanhas sobre todos os danos que ele causa à saúde. É imperdível para quem quer conhecer como é a rotina desafiadora de um profissional que cria e defende estratégias do “lado do mal”. Também mostra o conflito com uma jornalista investigativa que não larga do seu pé, colocando jornalismo e publicidade um contra o outro. Ainda coloca na trama os sentimentos contraditórios da função quando o filho de Aaron começa a se interessar e questionar o trabalho do pai. Um filme com pegada leve e bem humorada, que mostra o lado pesado da propaganda. Venceu o Independent Spirit Awards na categoria melhor roteiro.

4 – O Lobo de Wall Street (2013)

É verdade que a vida Jordan Belfort, o Lobo de Wall Street, não é exemplo para ninguém. O personagem interpretado por Leonardo Di Caprio é um corretor da bolsa de valores que trabalha sem escrúpulos para enriquecer. Mas o que ninguém pode negar é que ele é um craque na hora de convencer os seus clientes. Por isso, este grande filme de Martin Scorsese figura nesta lista.

5 – NO (2012)

“No” é baseado em fatos reais e mostra os bastidores de uma campanha política.  Diante da pressão internacional, o ditador chileno Augusto Pinochet se vê obrigado a convocar um referendo para perguntar se deve ou não continuar no poder. O jovem publicitário René Saavedra (Gael García Bernal) é convencido a liderar a campanha de oposição a Pinochet. Além de ser imperdível para quem se interessa por propaganda política, o filme faz uma importante reflexão sobre o papel do comunicador na formação da opinião pública.

E aí, já assistiu algum deles ou tem algum outro para indicar? Deixe seu comentário.