5 Séries de TV que todo publicitário deveria assistir.

Você alguma vez já se perguntou o que rola por trás das cortinas de uma campanha publicitária? Sempre quis saber de onde surgiu aquela ideia genial que fez com despertasse nas pessoas uma vontade repentina de beber um refrigerante bem gelado? De onde tiram tanta criatividade? E como é a convivência entre os profissionais de uma agência de publicidade? Ou, até você que já é publicitário ou estudante na área, mas ainda não está bem preparado para o que vem. Quer saber mais da sua profissão de um jeito divertido, sem se arriscar e de quebra tirar várias dicas úteis?

Se você procura por respostas, saiba que já encontrou. Nós separamos 5 séries de TV que relatam como é o dia-a-dia de um publicitário em ação.

 

Mad Men

 

Don Draper (Jon Hamm) é um dos mais talentosos nomes da cena publicitária da Nova York dos anos 60. Ele guarda um importante segredo sobre sua vida passada e tem dificuldades em administrar seu dia a dia e de sua família. No escritório, Don lida com a ambição de colegas como Pete Campbell (Vincent Kartheiser) ao mesmo tempo em que incentiva a novata Peggy Olson (Elisabeth Moss). Em meio a um período de grande movimentação política e social, os funcionários do escritório lutam para conquistar grandes clientes.

 

 

The Office

 

 

No formato de pseudodocumentário, a série retrata o cotidiano de um escritório em Scranton, na Pensilvânia, filial da empresa fictícia Dunder Mifflin, de suprimento de papel. Michael Scott (Steve Carell) é um patrão insensível mas que se preocupa com o bem estar de seus empregados, enquanto a série traça um olhar sobre todos eles, destacando suas diferenças e particularidades.

 

 

The Crazy Ones

 

 

A agência publicitária Roberts & Roberts é liderada por Simon Roberts (Robin Williams) e sua filha, Sydney (Sarah Michelle Gellar). Juntos, os dois criam as maneiras mais inusitadas de manter os clientes fiéis, mesmo quando até os próprios funcionários não acreditam.

 

Trust Me

 

 

A trama gira em torno da dupla de criação Mason McGuire (Erick McCormack, o Will de “Will & Grace”) e Conner (Tom Cavanagh, o pai de Eli nos flashbacks de “Eli Stone”), estrelas de uma agência de publicidade de Chicago.
O start da série é quando Mason é promovido a diretor de criação. A amizade dos dois começa a ser testada em meio a uma briga de egos tremenda.

 

 

Agora Sim

 

 

A série mostra a rotina da peculiar agência de publicidade, que luta para sobreviver no mercado. É baseada em uma ideia original de Marcello Serpa. Criada por Daniel Tikhomiroff,Lucas Paiva Mello e Rodrigo Castilho e Fábio Danesi. Direção geral de João Daniel Tikhomiroff.

 

 

Extra, extra!!!

 

3 Filmes que podem não parecer, mas tem muito a ver com publicidade e marketing:

Helvetica

 

 

Esse, que é na verdade um documentário, traz a história de uma das fontes mais usadas no mundo criativo em comemoração do seu 50º aniversário em 2007. Filmado nos Estados Unidos, Alemanha, Holanda, França, Suíça e Bélgica, sendo um filme independente de longa-metragem referente a tipografia, comunicação, publicidade e um pouco de design gráfico.

O filme nos mostra um olhar diferenciado de um tipográfico padronizado em uso de governos e comercio em grande parte da Europa e EUA. Entre os entrevistados estão Massimo Vignelli, Erik Spiekermann, Matthew Carter, David Carson, Paula Scher, Jonathan Hoefler, Tobias Frere-Jones, Lars Müller e outros Designers de renome.

Recomendado para estudantes e profissionais da Área Criativa que desejam obter conhecimentos referente a tipografia, movimento modernista, produção gráfica, publicidade e o surgimento inicial das redes sociais.

 

 

Do que as Mulheres Gostam

 

Nick Marshall (Mel Gibson) é o diretor de criação de uma das melhores agências de publicidade dos anos 80.

Machista, egocêntrico e dono de um charme irresistível, Nick vive convencido de que seu gênio criativo o reserva o 1º lugar na agência. É quando é surpreendido com a chegada de uma nova chefe de criação, Darcy Maguire (Helen Hunt). Com Darcy, surgem campanhas focadas no público feminino e Nick se vê obrigado a criar ações geniais para ELAS.

No processo de tentar entender quem são essas consumidoras, como usam os produtos e o que as atrai, Marshall sofre um acidente que o torna capaz de ouvir os pensamentos das mulheres. Inicialmente enlouquecido com as centenas de vozes que ecoam ao seu redor, com o tempo, Nick vai percebendo que seu novo poder lhe traz vantagens.

 

O Lobo de Wall Street

 

 

Sabemos que o filme retrata as loucuras, promiscuidades e exageros de um lobista cara de pau do Wall Street, e o mais interessante é que o filme é baseado em uma pessoa real. Jordan Belfort, um ex-corretor do mercado financeiro, nascido no Queens, que foi condenado por fraude e lavagem de dinheiro. Não bastasse a falcatrua, Belfort fazia o gênero esbanjador e tratou de torrar sua fortuna com festas espetaculares, prostitutas, álcool e um cardápio considerável de drogas ilícitas.

Tá, mas o que isso tem a ver com publicidade e marketing? Tudo!

É indiscutível que Jordan Belfort, tem um talento natural para vendas, talento este que foi aperfeiçoado com a prática e que foi transformado num método chamado “straight line”, cujo objetivo é manter os clientes seguindo uma linha reta até fechar o negócio. Neste método, desenha-se uma linha superior e inferior à linha reta e, desde que o cliente fique entre a linha superior e inferior e movendo-se adiante, o vendedor está no controle das vendas que estão sendo realizadas. O que deve-se evitar a todo custo é sair destas linhas, porque aí é o comprador que está no poder da negociação.

Ensinar pessoas a se tornarem fantásticas vendedoras foi o que tornou Jordan Belfort extremamente bem-sucedido. Mas o que mais impressiona é a sua incrível capacidade de resiliência. Quando se fala em lábia e persuasão, o nosso amigo não perde em nada. Mesmo o conhecendo e sabendo de seu passado, as pessoas acreditam nas histórias que ele conta, graças a sua genial maneira de envolver o interlocutor de forma magnética. Bons exemplos e dicas do que não fazer e do que fazer na vida profissional.

Entre elas, dicas valiosas como:

* Persuadir as pessoas e clientes a agirem como ele queria (no nosso caso, vamos usar para entregar-lhes o que elas também querem)

* Posicionar sua empresa da maneira certa

* Formar um time de pessoas vencedoras

* Construir sua fortuna com a ambição e a vontade de vencer que nós precisamos para conquistar o que queremos.

Recomendado a quem trabalha com vendas, marketing e publicidade (e maiores de 18 anos!).

 

É isso aí galera! Agora é só por estas séries na lista e fazer umas maratonas 😀

 

Font das sinopses das séries: www.adorocinema.com