A vida atual definida pelas redes sociais

Bruna Martins

A sociedade contemporânea é o resultado de uma constante transformação dos princípios morais, sociais e econômicos, pela necessidade da evolução tecnológica e a agilidade que é proporcionada pelo mecanismo. Dentre as invenções, a Internet é caracterizada como um dos maiores meios de informação, responsável por conectar indivíduos de diversas partes do mundo em apenas alguns segundos. Atualmente, as redes sociais correspondem uma enorme parcela da utilização deste mundo cibernético com o intuito de aproximação de seus usuários. Mas será que a humanidade está usufruindo de forma correta estes recursos inovadores?

Esta transformação acelerada tem exposto a população a um método de refúgio psicológico, causador de problemas como fobia social, timidez, depressão e comprometendo a privacidade de muitos. O estabelecimento de uma comunicação realizada em ambientes reais é necessário para uma vida saudável e estimula o ser humano ao contato físico. Porém, alguns robôs já exercem funções semelhantes aos de seres humanos, simulando movimentos e até realizando tarefas cotidianas, evidenciando que nos próximos séculos estaremos vivenciando tempos de pouco contato pessoal.

Todavia, cabe ressaltar que utilizada de forma moderada, à tecnologia pode ser uma ótima alternativa para realizar tarefas de forma rápida. Mas à tecnologia não deveria substituir o contato entre as pessoas, deve ser usada como um auxílio, mas nunca uma substituição.