Afinal de contas, o que é CrossFit?

Muitas pessoas começaram a se familiarizar com o termo CrossFit há pouco tempo, quando o treinamento começou a aparecer nas academias brasileiras. Mas a prática, que faz parte da rotina de muita gente, foi iniciada há mais de vinte anos, nos Estados Unidos.

 

História

 

O CrossFit teve início oficialmente no estado da Califórnia, no ano 2000. Mas tudo começou em 1995, quando o ex-ginasta americano Greg Glassman abriu uma academia e começou a desenvolver um método inovador de exercícios, que tinha como objetivo desenvolver o condicionamento físico de um modo geral, composto por atividades físicas de alta intensidade.

 

O CrossFit se baseia em preceitos básicos. As atividades contam com exercícios pesados de alta intensidade com intervalos curtos, o que eleva a queima de gordura, potencializando a perda de peso. Além disso, conta com movimentos funcionais com intensidades diferentes. O objetivo é evitar o efeito platô (reação de adaptação do nosso organismo à dieta, fazendo com que o indivíduo pare com o processo de emagrecimento), e auxilia na perda de peso.

 

Vantagens e desvantagens

 

Segundo reportagem do portal Site de Beleza e Moda, o CrossFit apresenta vantagens e desvantagens a seus praticantes.

  

Quem pratica CrossFit tem uma melhora no condicionamento físico; consegue reduzir medidas corporais; melhora flexibilidade, equilíbrio e coordenação motora; adquiri um melhor funcionamento do sistema cardiovascular e cardiorrespiratório, evitando doenças em ambos os sistemas; reduz o stress, além diversas outras vantagens.

 

Por outro lado, o praticante pode sofrer com algumas questões, como por exemplos, lesões devido à alta carga de intensidade dos exercícios. Além disso, os fortes treinos podem ocasionar um extremo cansaço, desmotivando o atleta. Quem é iniciante ainda pode encontrar dificuldades para pegar o ritmo de treino.

 

O educador físico e Coach de CrossFit, Moaaby Macêdo, afirma que existe uma frequência ideal para a pratica dos exercícios. “Indicamos ao iniciante 3 vezes na semana. Com um ou dois meses de prática, pode tentar evoluir aos poucos até conseguir treinar todos os dias. Sempre realizamos treinos diferentes, novos desafios, permitindo assim, treinar diariamente, já que os estímulos são diferentes”, explica.

 

Academias na região

 

Quem é da região de Tubarão e deseja praticar o CrossFit, possui 5 opções:

 

CrossFit Lia: Rua Coronel José Martins Cabral, 954 – Centro.

Contato: (48) 3632-5317

 

CrossFit Ventus: Rua Antônio Hulse, 330 – Centro.

Contato: (48) 3053-0879

 

New Form Academia: Rua Abel Crestani Sartor, 124 – São João (Cocal do Sul).

Contato: (48) 99600-5764

 

Iaff Academia: Rua Engenheiro Fiúza da Rocha, 640 – Lote Seis (Criciúma).

Contato: (48) 3433-2035

 

Meet Crossfit: Avenida Santos Dumont, 2225 – São Luís (Criciúma).

Contato: (48) 3056-0635

 

Texto: Leonardo Costa

Foto: Divulgação