Alimentação vegana: um estilo de vida saudável

Com certeza você já ouviu falar sobre alimentação vegana, veganismo. Que tem como objetivo não consumir produtos de origem animal, tais como carnes, peixes, lacticínios, mel, ovos, e não somente isso, mas também tudo que submete animais ao confinamento e maus tratos. Isso inclui roupas, sapatos e bolsas de couro, produtos de lã, maquiagens e perfumes testados em animais.

Engana-se quem pensa que esse tipo de alimentação é somente a ingestão de saladas e comidas sem sabor. A dieta vegana inclui todos os tipos de grãos, leguminosas (feijões, ervilhas, lentilhas), verduras, frutas, legumes e usando a criatividade surgirão incontáveis receitas desenvolvidas a partir disso tudo. É possível encontrar produtos como sorvetes, queijos, maionese e outros tantos alimentos, sem nenhum vestígio de origem animal.

Por ser um estilo de vida, a alimentação vegana possui algumas restrições, de acordo com a nutricionista Carolina Favaron, além da vitamina B12, outros nutrientes também merecem atenção. “No caso do cálcio, a necessidade diária pode ser facilmente atingida com o consumo de vegetais verde-escuros – como couve, repolho e brócolis –, tofu e gergelim, por exemplo. O zinco pode ser encontrado na semente de abóbora, oleaginosas e leguminosas, como feijão e a lentilha. Já o ferro pode ser encontrado no tofu, melado de cana, rapadura, vegetais verde-escuros, leguminosas e gergelim”, em entrevista ao site Nature. No vídeo, nutricionista dá dicas para alimentação vegana e vegetariana.

Além dos cuidados, a alimentação vegana traz benefícios para o organismo, como redução do risco de diabetes tipo 2 e a melhorara no tratamento para aqueles que já apresentam a doença. Também é possível controlar a pressão arterial, colesterol e atingir o peso desejado. Além de diminuir o sofrimento animal.

Para garantir uma alimentação saudável é importante equilibrar a dieta e evitar o uso de produtos industrializados. Os alimentos devem ser frescos e a refeições regulares, com intervalos de no máximo três horas. A ajuda de um profissional é importante para orientação e cuidados com o novo hábito alimentar.

As opções de locais com alimentação vegana são poucas em nossa região, mas existem. Alguns estabelecimentos oferecem muitas opções de alimentação com qualidade. Em tubarão, a Cozinha do Sítio produz pizzas, tortas, lasanhas, empadões e esfirras totalmente vegetarianas ou veganas. Já o restaurante Vita Light apresenta opções como saladas, prato do dia, marmitas e café. A hamburgueria Guna Madê, na cidade de Garopaba oferece opções no cardápio, com dois hambúrgueres veganos. Outra opção são as marmitas veganas do De vento em polpa, em Laguna, que conta com serviço de tele-entrega na cidade.

 

 

Texto: Emanoella S. Maurício

Fotos: divulgação