Alunos da Unisul lançam ebook sobre empreendedorismo na comunicação no sul catarinense

Publicação digital traz 16 reportagens com histórias de quem uniu a paixão pela comunicação com a coragem para abrir a própria empresa

O ebook “Histórias de quem faz notícia: empreendedorismo em comunicação no sul catarinense”, produzido por estudantes do curso de Jornalismo da Unisul de Tubarão, será distribuído gratuitamente a partir do dia 10 de junho.

A publicação traz 16 reportagens sobre empresas de Tubarão, Araranguá, Braço do Norte, Criciúma, Garopaba, Imbituba e Sombrio. São jornais impressos, emissoras de rádio e de televisão, assessorias de imprensa, agências produtoras de conteúdo e sites de notícias. Uma leitura que busca interessar a todos e todas que gostam de boas histórias. No caso, histórias de quem uniu a paixão pela comunicação com a coragem para empreender.

O trabalho foi produzido ao longo dos primeiros meses de 2019 por 24 estudantes da disciplina Jornalismo e Mercado, do curso de Jornalismo da Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul), em Tubarão. A iniciativa integrou o projeto de extensão “A comunicação é social”, que abrange ações em diferentes eixos temáticos envolvendo alunos dos cursos de Jornalismo e de Publicidade e Propaganda no campus sede da universidade. Com o desafio de planejar uma ação no eixo empreendedorismo, surgiu a ideia de descobrir como foram criados alguns dos principais veículos de comunicação da vizinhança e como eles encaram as turbulências do mercado contemporâneo.

As empresas entrevistadas foram os jornais Diário do Sul e Notisul, o Grupo Tubá, a Agência Wing, a Voy Agência Digital, a Creative Comunicação, a Plantão Assessoria e Eventos e a Unisul TV, todas de Tubarão; o jornal Tribuna de Notícias (criado com a união das marcas A Tribuna e Diário de Notícias), a Rádio Eldorado e o Portal Engeplus, de Criciúma; o Jornal Nosso Povo e a Rede Souza de Comunicação, de Imbituba; o Jornal PDR e a PixTV, de Garopaba; o Grupo Correio do Sul, de Sombrio; o portal MeuSUL, de Braço do Norte; e o jornalista Felipe Balthazar de Albuquerque, de Araranguá.

O livro foi organizado e editado pelo professor Alexandre Lenzi e publicado pela Editora Unisul. Para receber gratuitamente uma cópia digital do livro, basta enviar um e-mail com a solicitação para alexandre.lenzi@unisul.br. Ou acessar diretamente o site do Repositório Institucional da Unisul (Riuni).

“Buscamos entregar mais do que um livro direcionado apenas para quem já gosta de jornalismo. A preocupação, desde o início, foi contar, em formato de reportagens, boas histórias com relatos sobre pessoas do sul catarinense: empreendedores, comunicadores, jornalistas, sonhadores, homens e mulheres de diferentes idades que trabalham diariamente para manter a sociedade informada sobre o que acontece na região”, explica o professor Alexandre Lenzi, organizador do livro.

Autores: Alexandre Lenzi (Org.), Amanda Anselmo, Amanda Pase da Silva, Ana Luiza Cardoso, Augusto Machado, Bárbara K. Dias, Beatriz Godoy Taveira, Débora Dias, Eduardo Pereira, Emanuella Alves, Ester Martins, Fhillype Antonio Costa, Geovana Biudes, Higor Stork, Josilaine Gonçalves, Kamila Melo, Lara Silva, Laura Remesso, Luiza Hennemann, Mara Medeiros, Maria Júlia de Souza Machado, Maria Luiza Inácio, Talita Grassi, Vinícius Barbosa e William Andrades.