Atchim… Adeus, verão!

Há quem queira que o inverno chegue logo para vestir sua jaqueta fashion, sua nova toca da moda, fazer as fotinhos estilo moda francesa, ficar no quentinho do cobertor vendo um filme. Mas o inverno não é só glamour, junto com ele vem o olho inchado, o nariz entupido, a garganta infeccionada, os famosos espirros. As baixas temperaturas aumentam as ocorrências de alergias. Visto que ainda não podemos controlar o tempo, fica sentado que aqui você vai saber como se dar bem nessa temporada.

Estima-se que no mundo de 30% a 40% da população possuem doenças alérgicas, conforme a World Allergy Organization. Sendo uma das alergias mais frequentes: a rinite. Esta causada justamente pela aglomeração de ácaros, fungos, substâncias estranhas ao organismo. É isso mesmo que você lembrou. Aquele cobertor guardado do inverno passado que você só vai retirar do armário agora, a poeira acumulada debaixo da cama e o tapete na sala cheio de pelo do cachorro.

É, a culpa não é só do inverno. Na verdade, a culpa de boa parte disso é dos seus pais. Você não leu errado. Na reportagem do O Globo, o alergista e imunologista Mário Geller diz que não há como fugir da genética. Uma mãe com asma e rinite aumenta 45% a 50% a incidência nos filhos, o pai, de 35% a 40%. Mas calma que você pode amenizar e até sumir com os sintomas. Em casos graves é indicado o procedimento cirúrgico para a redução dos cornetos nasais. Caso você não queira se submeter a uma cirurgia, existem dicas de higiene que pode aderir na sua rotina.

Primeiro, é importante diferenciar os “ites” que todos confundem. Afinal, qual a diferença da rinite e da sinusite. A empresa HAPVIDA explica mais sobre o assunto:

 

Pega o caderno e a caneta para anotar as dicas de como evitar as alergias de inverno. Vamos lá!

1 – Tome a vacina! (Se já está tudo em dia, parabéns você passou a primeira etapa. Se você ainda não se vacinou, está na hora de tomar vergonha na cara. Está querendo ficar gripado, é

2– Geral no guarda-roupa. (Limpa tudo, até o cobertor)

3 – Amanheceu, abre a janela. Deixa o sol entrar.

4– Aproveita e coloca o travesseiro para pegar um solzinho.

5– Vai fazer exercícios físicos. Pensa que é brincadeira, as atividades podem eliminar suas alergias.

6– Para finalizar, seja no verão ou inverno, beba muita água!

Quer saber mais como prevenir e tratar doenças respiratórias? Confira no vídeo do Dr. Rey e de bônus aprenda sobre as doenças de pele também.

Texto: Milena Flor Tomé

Fotos: divulgação