Aulas voltam ao normal depois do surto de impetigo na região de Tubarão

O Impetigo tem assustado muitos pais em Santa Catarina nessas últimas semanas. A doença é uma infecção causada por uma bactéria que causa lesões na pele, parecida com a Catapora. Segundo o Superintendente da Vigilância Epidemiológica (Dive), Fábio Guarezi, os estudos que estão sendo feitos sobre esta doença, apontam que dos casos de lesões que surgiram na pele das crianças, podem ser cataporas, conhecida também por Varicela, que avançam para o impetigo.

Em Imaruí, 1398 crianças da rede municipal ficaram sem aula por mais de uma semana, e o número de casos confirmados no município subiu de 60 para 80. Em Tubarão, a Fundação Municipal de Educação confirmou 22 casos de impetigo. Em Imaruí, as escolas chegaram a fechar por uma semana, mas nesta segunda-feira as aulas voltaram ao normal depois de uma higienização orientada pela vigilância do município. Segundo a Vigilância, com a medida de fechamento das escolas, houve uma diminuição nos casos. Para o superintendente da Dive, Fábio o diagnóstico de impetigo não está errado, pois as lesões mostram as características da doença, mas que o impetigo não causa surto.

Segundo Fábio, a catapora pode ter sido a lesão que deu origem ao impetigo nessas crianças. As crianças já tinham sido vacinadas, e para o superintendente há uma grande chance de uma evolução para infecção secundária, pois as crianças coçam e nem sempre estão com as mãos limpas. Para a Dive, ainda não se pode afirmar que o impetigo surgiu da catapora, as investigações para saber como surgiu a lesão inicial não tem prazo de conclusão.

Como se dá o contágio

A doença é transmitida por contato direto, principalmente por meio de lesões cutâneas, como picadas de insetos, arranhões e cortes. Roupas e toalhas também podem ser um dos transmissores do impetigo. As crianças que apresentarem lesões com vermelhidão na pele, devem permanecer em casa até que a doença seja tratada, para que o surto seja contido.

Como Prevenir

Nas escolas, é necessário ter os mesmos cuidados de prevenção contra gripe, lavando sempre as mãos e utilizando álcool em gel.