Campanha de dia das mães no Facebook

Iuri Castelan

O objetivo foi alertar sobre o câncer de mama. Botão “gratidão” também fez sucesso na rede

Foto: Reprodução/Facebook
Foto: Reprodução/Facebook

O dia das mães foi celebrado no último domingo, 9 de maio, e as redes sociais foram, como de costume, palco para homenagens, troca de carinhos e saudades.

O Facebook neste ano adicionou nos perfis a opção de alterar a foto colocando uma tag com a frase “i [love] Mom”, que significa “eu amo minha mãe”. Logo, vários usuários já estavam usando o botão e postando novas fotos de perfil junto com as mães.
Essa ação não era somente uma homenagem, mas sim parte de uma campanha da ONG Susan G. Komen, fundada em 1982 no Texas, Estados Unidos. A maior rede social do planeta firmou parceria com a organização para conscientizar as mulheres sobre o câncer de mama, além de conseguir também arrecadar fundos para as ações da ONG.
Novo Botão – “Gratidão”
Foto: Reprodução/Facebook
Foto: Reprodução/Facebook

Para celebrar a data, o Facebook também adicionou uma nova opção de reação nas postagens: a florzinha roxa que simboliza “gratidão”. A intenção era que os filhos pudessem homenagear as mães com flores e deixar o dia mais agradável e delicado. Logo, os usuários criaram pedidos, eventos, páginas e a hashtag #FicaFlorzinha, pedindo que a opção ficasse disponível mesmo depois do feriado. Até o momento ela permanece por lá.

Alcance no Facebook

Somente no Brasil, no ano de 2014, o Dia das Mães rendeu 159 milhões de interações (publicações, fotos, curtidas entre outras). Segundo o próprio Facebook, durante o segundo domingo de maio daquele ano, 30,3 milhões de brasileiros acessaram a rede social para postar alguma homenagem para as mamães. As palavras mais usadas foram “Dia das Mães”, “Mães”, “Amo minha mãe” e “Mãe, te amo”.