Cantos e encantos de Balneário Camboriú

Santa Catarina ganha destaque quando o assunto é turismo, o estado é conhecido por guardar alguns dos mais belos cenários para aqueles que desejam se aventurar nas férias. As cidades catarinenses atendem os mais variados gostos, para os amantes do frio tem pontos no alto da serra que a temperatura chega abaixo de zero e para os que amam verão tem sol e calor, sem contar que o litoral catarinense oferece as mais belas praias e paisagens.

Uma cidade que tem se destacado é Balneário Camboriú. As belezas encantam quem a ela visita, o contorno do mar e da mata Atlântica podem ser apreciados em diversas formas de passeios. Além da paisagem, a cidade tem estrutura que poucos lugares do mundo têm. Conta, por exemplo, com apartamentos com vagas para iates e helicópteros. Toda essa paisagem deslumbrante tem atraído vários famosos para a região na alta temporada e muitos outros têm adquirido imóveis na cidade que é conhecida por ter os prédios mais altos do Brasil.

Por meio da assessoria de imprensa, o secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Miro Teixeira, afirma que Balneário Camboriú não é mais um destino apenas de sol e mar. “As ações de divulgação da cidade estão sendo focadas nas regiões brasileiras. Não tenho dúvida que o resultado desse trabalho virá nas férias de julho. Ao que tudo indica, teremos uma baixa temporada melhor do que a do ano passado”, diz.

Para o secretário, o aumento do dólar é outro fator que vai contribuir muito para que os turistas escolham ficar no Brasil. Miro também acredita que, neste ano, Balneário Camboriú irá ultrapassar a marca de cinco milhões de turistas. E completa: “Esses números apresentados pelo Ministério do Turismo são uma grata surpresa para nós. Assim, percebemos que estamos trabalhando no caminho certo”.

Com o aumento do fluxo de pessoas na alta temporada, aumenta também o consumo de água. De acordo com o site da prefeitura de Balneário Camboriú, a empresa municipal de água e saneamento (Emasa) tem feito melhorias para atender a grande demanda na alta temporada. “Estamos preparados para temporada. Acredito que esse ano será tranquilo, sem falta de água, assim como no último ano onde não tivemos problemas”, comenta o diretor geral da Emasa, André Ritzmann.

Vai passar uma temporada em Balneário Camboriú e não sabe o que fazer?

(Foto: Reprodução/Cristo Luz)
  • A praia Central possuí 7 km de orla bastante procurado para caminhadas, corridas e para a prática de esportes.
  • O teleférico é uma ótima opção para quem quer apreciar a cidade com uma vista privilegiada. O azul do mar ganha vida quando encontra o verde da mata atlântica.
  • Para quem gosta de curtir a noite, Balneário Camboriú reúne os melhores bares, baladas e restaurantes.
  • O Cristo Luz é um monumento de 33 metros de altura que fica no alto de um mirante com vista panorâmica. Na mão esquerda da imagem há um canhão de luz que ilumina a cidade todas as noites.

Texto: Anverton Fortunato