Como preparar o uso das roupas de inverno que ficaram guardadas

Chegou a hora de tirar as roupas de frio do fundo do armário. O inverno é a época que tiramos do guarda-roupa as peças que estavam guardadas por muito tempo. Mas, como fazer isso de maneira que essas peças possam ser utilizadas sem transtornos?

Ao contrário do que imaginamos, as roupas guardadas estragam mais do que as que utilizamos no dia a dia. Peças amareladas e que provoquem reações alérgicas são alguns dos problemas que deixar as roupas guardadas por muito tempo podem apresentar.

Para roupas guardadas em cabides ou gavetas, basta deixar a porta do guarda-roupa ou a gaveta aberta de tempos em tempos. Para evitar o mofo, é indicado limpar o interior do local com um pouco de água sanitária diluída com água em um pano.

Para impedir reações alérgicas, é aconselhável colocar as roupas no sol antes de usar: o calor elimina os fungos e ácaros que podem ter ficado no tecido. Em roupas que ficaram amareladas, o ideal é lavá-las com algum produto com cloro misturado com outro ácido (vinagre de maçã, por exemplo) na última água de enxágue.

Antes de guardar, é importante lavar as peças e evitar guardá-las em sacos plásticos, pois eles retêm umidade e provocam bolor. O armazenamento das roupas deve ser feito em lugar fresco e arejado, assim como não devem ser guardadas sob luz direta do sol.

Na hora de armazenar as roupas que deverão ser usadas na próxima estação, os pequenos cuidados fazem a diferença para prolongar a vida útil das peças.

Texto: Julia Zelindro