Conseguirá a 13ª Feincos desbancar a Produsul? 

Nilton Veronesi

Não é a famigerada Produsul. Não chega perto da feira festa criada por Evaldo Marcos em 1989 e movimentava a região durante uma semana. Não teremos shows nacionais durante todos os dias. Não teremos centenas de empresas da região expondo seus produtos durante o período. Mas há de se reconhecer, o empenho das entidades empresariais em fazer da 13ª Feincos – Feira da Indústria, Comércio e serviços – uma grande opção de entretenimento a toda região da Amurel. Acit, CDL, Sindilojas e Ajet estão capitaneando

Lançada na última semana, na sede da Acit – Associação Empresarial de Tubarão – a Feincos, que será realizada do dia 18 de maio ao dia 29 do mesmo mês, está repleta de opções de lazer. Show nacional, com Zezé de Camargo e Luciano, palestra com Marcos Piangers, 3ª da Stammtisch, corrida rústica, Feirão do Imposto e a Feira Casa Pronta serão realizados durante a feira. “Buscamos diversificar para atrair um público maior e ser menos oneroso para os organizadores”, analisou o diretor executivo da Acit, Carlos Silvério.

A diretora do Nossa Casa Eventos, Jaqueline Backes, trará a Tubarão a 5ª Edição da Feira Casa Pronta Tubarão. O evento que já foi realizado 14 vezes em Criciúma, voltará a ser montado no estacionamento do Farol Shopping, dos dias 18 a 22 de maio. A expectativa é que mais de 100 expositores estejam mostrando seus produtos nos estandes. O público alvo são empresários da construção civil, mobiliário e decoração. Em 2015, estima-se que foram gerados 5 milhões de reais em novos negócios.

Os “Filhos de Francisco” se apresentarão na Hangar, no dia 20. Zezé de Camargo e Luciano, que mais uma vez estão em crise, tocarão as principais músicas que emocionou o público nos seus 25 anos de carreira. O show tem assinatura da Hangar Eventos e da X9 Produções. “Conseguimos encaixar o show no período da Feincos. Embora não seja um show promovido por nós, ficamos felizes em trazê-los e fazer todo o público relembrar dos aúreos tempos da Produsul”, explicou Silvério.

Há algumas interpretações para a palavra alemã Stammtisch, para os tubaronenses, nada mais é que um “encontro de tribo”, ou “encontro de amigos”. O evento será no dia 21 de maio, a partir das 10h. Diversas barracas serão instaladas na Avenida Marcolino Martins Cabral, sentido hospital, da rua São Manoel (em frente ao Itaú) até a rua Esteves Júnior. Grupos de jipeiros, motociclistas, imprensa, entre outros, poderão fazer o cadastro na Câmara de Dirigentes e Lojistas de Tubarão – CDL. Terão à disposição, além da barraca, uma caixa térmica com gelo.

Palestra “O papai é pop: criatividade e inovação”

No dia 24, o jornalista e escritor, Marcos Piangers, irá proferir uma palestra com o tema “O papai é pop: criatividade e inovação”. Também autor do best seller, com o mesmo título, Piangers faz parte da turma do Pretinho Básico e recentemente atua como repórter do programa Encontro, da Rede Globo, apresentado por Fátima Bernardes. A Acit é a organizadora da palestra, que já teve entre convidados, os jornalistas Paulo Henrique Amorim e Clayton Conservani. Ingressos já podem ser adquiridos na secretaria da entidade.

O esporte não ficará de fora da “multi feira”. Uma meia maratona ocupará as ruas de Tubarão, no dia 29 de maio. A Grupo de Corridas de Tubarão – Cortuba – está à frente do evento. Serão 21 km de percurso e a expectativa é que aproximadamente 500 pessoas participem. As inscrições já estão no 2º Lote. Até 15 de maio será cobrado R$ 65, taxa de comodidade e 1 kg de alimento, que deverá ser entregue na retirada do kit. A prova poderá ser feita individualmente, em duplas ou quartetos.