Corrida de rua: entenda os benefícios desta prática

Para quem vem enfrentando a rotina e uma vida um pouco mais agitada, a corrida de rua vem se mostrando uma excelente alternativa para quem pretende praticar esporte. Por pode ser feita em qualquer área plana e sem precisar ter horário definido, vem conquistando cada vez mais adeptos. Além de auxiliar no emagrecimento, a prática da corrida traz também a redução dos níveis de colesterol no sangue, ajuda na capacidade cardiovascular e respiratória, e de quebra, alivia o estresse.  

Em Santa Catarina a prática desta modalidade vem aumentando, e diversas competições vêm sendo realizadas no estado. Segundo o site Corridas Brasil, só no neste mês de abril foram realizados seis eventos de médio e grande porte voltados para a corrida de rua. Já em maio deste ano, das 30 corridas que serão realizadas, 23 delas serão de rua. 

No munícipio de Tubarão a corrida também vem ganhando espaço, além dos eventos como a Meia Maratona de Tubarão, que será realizada no dia 27 de maio, e do Circuito Corridas do Bem FarmaSesi que está marcada para julho deste ano. Os grupos de corridas como o Core sportsCortuba e Tubarão Runners ganham cada vez mais seguidores no município. Os grupos servem tanto para a união daqueles que praticam o esporte, quanto para quem pretende ter a assessoria esportiva.  

Mas calma aí! Antes de começar a praticar a corrida de rua é indicado consultar o médico, pois só ele poderá dizer se há alguma lesão ou doença cônica que implique na hora de sair por aí. Use roupas e calçados adequados, além do impacto e o atrito com terrenos irregulares, por ser praticado em um ambiente externo, é bom estar preparado para as adversidades do clima. Fique atento também ao trânsito, se for correr em vias públicas para evitar acidentes.  

Texto: Thalia de Souza