Cursos de Comunicação da Unisul Tubarão ganham novos laboratórios

Foram apresentados aos alunos, nesta semana, os novos espaços para aulas práticas dos cursos de Jornalismo e Publicidade

Iuri Castelan Tavares – Estudante da 7ª fase de Jornalismo*

Paredes pintadas e um letreiro com a frase “Comunicação é a nossa paixão” brilhavam nos olhos dos calouros e veteranos que acompanharam a cerimônia de inauguração dos novos estúdios dos cursos de Comunicação Social da Unisul Tubarão. Após a inauguração da última segunda-feira (14), os acadêmicos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda agora podem escrever histórias e criar campanhas usando as ferramentas dos novos laboratórios de fotografia, edição audiovisual e rádio e da Agência Experimental de Comunicação (Agecom).

As novidades dos laboratórios

IMG_9197

A estrutura, que já era usada no ensino dos futuros Jornalistas e Publicitários, foi aumentada: antes o laboratório de rádio dividia espaço com os computadores da Agecom e o laboratório de foto era alocado junto ao espaço dos estúdios de televisão. Agora, cada ambiente está separado e com maior amplitude. Os três espaços juntos comportam cerca de 60 alunos

A Agecom é o espaço onde estagiários do curso produzem materiais publicitários e fazem coberturas jornalísticas do campus da Unisul de Tubarão. Agora, com a melhoria, há mais espaço e organização para os futuros comunicadores experimentarem a vida em uma agência de comunicação.

As cabines de gravação de áudio foram aprimoradas e possuem uma amplitude maior que facilita as gravações. Muitas reportagens, programas de rádio, entrevistas – além da criação de jingles e áudios para vídeos e campanhas publicitárias -, serão criadas pelos acadêmicos no novo estúdio.

As ilhas de edição de audiovisual ganharam mais espaço e novos equipamentos, o que possibilita que os alunos sigam com mais clareza  as instruções dos professores enquanto editam em seus computadores.

Outro espaço que recebeu cuidados da coordenação do curso foi o estúdio de fotografia. Antes os materiais dividiam espaço com os equipamentos dos estúdios de televisão. Agora, o espaço exclusivo garante a organização e melhores aulas.

Além dos alunos, os professores também comemoram as novidades, já que as mudanças vão refletir na qualidade das disciplinas. Denise de Medeiros, que é professora de Fotografia, acredita que os novos laboratórios vão ajudas os alunos a ficarem mais apaixonados pela foto, porque os ambientes são aconchegantes e integrados às salas de aula.

Cerimônia contou com a presença do Reitor da universidade

Muitos estudantes estavam presentes na abertura do espaço: um misto de curiosidade e alegria em ver as coisas novas e, claro, aproveitar também para confraternizar no coquetel servido pela Universidade. O Reitor, professor Sebastião Salésio Herdt, confirmou em seu discurso que os novos ambientes contribuem para o aprendizado e para a formação profissional:

– A universidade espera que dentro destes espaços sejam estruturados também novos projetos de vida dos alunos – disse o Reitor.

O calouro Leonardo Demétrio é um dos ingressantes que vai ter a oportunidade de aproveitar ao máximo o espaço durante todo o curso. Com a expectativa de se tornar um publicitário, Leonardo acredita que o novo espaço é um ótimo investimento e que será uma maneira de expandir os conhecimentos também na parte prática.

Coordenador fala do momento como um sonho antigo

IMG_9192

De acordo com o coordenador do curso, professor Mário Abel Bressan Júnior, a reforma já estava em pauta há dois anos:

– Felizmente neste ano a Universidade considerou viável e viu a importância do ambiente para o aprendizado. A Unisul liberou o investimento para a reforma das salas usadas nos novos laboratórios e a Unisul TV doou novos monitores e algumas iluminações para o estúdio de fotografia. A empresa Helena Decorações também apoiou o espaço em forma de permuta com almofadas e tapetes – explicou o professor Mário.

A expectativa da coordenação é que o aluno consiga usufruir melhor do espaço e também oferecer novos cursos de extensão. Antes os alunos não podiam utilizar os laboratórios em qualquer horário do dia, agora isto já é possível. Para usar basta agendar um horário na recepção da Unisul TV, que fica anexa ao espaço do curso e também é utilizada como laboratório de aprendizagem.

O sonho também se reflete na felicidade de alunos veteranos que já se aproximam da formatura. Não era difícil, em meio à cerimônia de inauguração, ouvir alunos dizendo frases como: “que pena que estou quase me formando, queria aproveitar mais”.

Manuella Veiga está cursando as últimas disciplinas de Jornalismo e logo irá se formar. A veterana garante que para um bom futuro profissional tudo é uma questão de ter visão e força de vontade, mas que conta com um novo ambiente assim proporciona um bem-estar dentro da universidade. A jovem, entusiasmada, vai além:

– Não temos como negar: o nosso curso sem dúvidas é o melhor do Estado. Nos aspectos de estrutura, professor e oportunidades – finaliza.

Veja mais fotos do novo espaço:

*Com apuração e informações dos estudantes de Jornalismo da 7ª fase da Unisul Tubarão