Dicas de consumo sustentável de energia e água

Muitas pessoas não dão importância quanto ao consumo consciente de água, pois acham que ela é um recurso inesgotável. Essa ideia se dá por que vemos água em todos os lados, seja nos rios, na chuva, lagos, mares, piscinas, entre outros. A maior parte da superfície do nosso planeta, cerca de 71% é formada de água em estado líquido, o que devemos levar muito em consideração é que destes 71% somente 2,5% são de água doce propicio para tratamento e destinado ao nosso consumo, o restante é água salgada. Segundo o Ministério do Meio Ambiente, cerca de 12% da água doce do mundo está no brasil.

A água tem sido pauta nos últimos anos. Atitudes simples, como reduzir o tempo no banho e reutilizar água da máquina de lavar evitam o desperdício deste bem tão precioso, além de economizar dinheiro.

Entre as dicas da Casan para economizar água estão:

  • Evitar lavar carros, casas e pátios com mangueira;
  • Fechar a torneira ao lavar a louça;
  • Evitar, se possível, o uso de máquina de lavar;
  • Tomar banhos mais rápidos.

Com estes tipos de cuidados, além de economizar água e aumentar a qualidade de vida, haverá economia de energia. A NSC produziu em janeiro deste ano uma reportagem dando dicas de consumo responsável de energia no verão, que podem ser utilizadas o ano todo. Entre estas dicas estão:

  • Verifique se o eletrodoméstico novo tem o Selo Procel Eletrobras. Selo dado a eletrodomésticos que consomem menos energia.
  • Ao viajar, desligue a chave-geral. Caso não seja possível, retire da tomada aqueles equipamentos que usam modo de espera (stand by).
  • Evite o uso de benjamins para ligar mais de um aparelho na mesma tomada.

Conforme a Celesc em seu site oficial, existem muitas possibilidades de economizar energias em pequenas ações, que ajudam a diminuir o valor da fatura e também a preservar o meio ambiente. Essas ações podemos praticar em casa, no trabalho e em todo o lugar que estivermos. O planeta é nosso e cuidar dele é nossa função e só traz benefícios.

Texto: Laura Fonseca