Estudantes de Jornalismo criam página Humans of Unisul para integrar comunidade universitária

Um espaço on-line para apresentar histórias, promover empatia, combater preconceitos e integrar a comunidade que vive o ambiente universitário no dia a dia. É com este propósito que alunos do curso de Jornalismo, de Tubarão, criaram neste semestre a fanpage Humans of Unisul.

Inspirado na grande produção Humans of New York, trata-se de uma modesta iniciativa de estudantes da disciplina Jornalismo e Mídias Digitais, oferecida pelo professor Alexandre Lenzi. “A ideia é possibilitar que ao mesmo tempo em que exercitam a linguagem do jornalismo digital na prática, os estudantes tenham disposição para ouvir as pessoas que fazem parte da vida universitária, estejam atentos para histórias que fujam dos estereótipos e então reproduzam estes relatos na fanpage, contribuindo para uma integração entre quem vive a Unisul em sua rotina”, explica o professor.

Nesta primeira etapa, o projeto conta exclusivamente com a participação dos alunos da disciplina Jornalismo e Mídias Digitais: Brenda Lee da Silva, Bruna Castro, Bruna Araujo, Isabel da Silva Nunes, Isadora Zarbato Mateus, Jean Domiciano de Oliveira, Jéssica Higno, Juarez Nardi da Silva, Júlia Raquel, Laura Arezio Sobroza de Mello, Laura Latrônico, Roger Walter Vargas Viana, Simoni Pavei, Thalia de Souza da Rosa e Vitória Bustamante Antunes. Mas a ideia é ampliar para outras turmas em breve.

Humans of New York

Inspiração maior para o projeto da Unisul, o Humans of New York foi criado em 2010 pelo norte-americano Brandon Stanton, com o desafio de retratar em fotos a miscelânea de culturas da metrópole dos Estados Unidos. Com o tempo, no entanto, a iniciativa mudou de formato, porque Staton percebeu que as histórias que coletava atraiam ainda mais atenção do que as imagens. E hoje a ideia se expandiu para outras cidades norte-americanas e também para produções especiais em outros países.

Outras cidades e instituições também replicaram iniciativas semelhantes, inclusive no Brasil, a exemplo do Humans of São Paulo.

A Comunicação é Social

A proposta do Humans of Unisul faz parte do projeto de extensão A Comunicação é Social, que abrange os cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda, em Tubarão. O objetivo é permitir uma vivência prática alinhada ao que se aprende na sala de aula. No caso da disciplina Jornalismo e Mídias Digitais, o eixo definido para este semestre é o tema Direitos Humanos.

O coordenador dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da Unisul de Tubarão, professor Mario Abel Bressan Junior, diz que como resultados, espera-se que o projeto de extensão universitária ofereça uma vivência social e profissional articulada com teoria e prática, refletindo sobre as questões sociais apresentadas, desenvolvendo nos estudantes uma visão crítica e humanitária e promovendo a integração das turmas.