Do you speak english? Intercâmbio Unisul

Qual é o estudante que nunca sonhou em fazer um intercâmbio? Além de proporcionar o conhecimento de uma nova língua, esta atividade promove a convivência com outras culturas, vantagens no mundo acadêmico e também no mercado de trabalho.

Davis Roberto Naspolini Nascimento, responsável pelo setor na universidade, informou que existem oportunidades de intercâmbio para todos os cursos da universidade, por meio de convênios que a Unisul possui com universidades internacionais. “O aluno cursa a mesma graduação do curso que está fazendo aqui, durante seis meses ou até um ano, e permanece matriculado na universidade com o status de intercâmbio”, explica Davis.

Ele também revelou que não há nenhum custo para ingressar em uma instituição do exterior. “Eles não terão que se preocupar em pagar nada na universidade de destino. Porém as universidades não podem bancar os gastos pessoais do estudante como estadia, alimentação, transporte etc.”. Para ajudar os alunos na questão financeira, a Unisul isenta o aluno de intercâmbio de suas mensalidades da universidade. Com isto, a quantia que o aluno teria que pagar para a universidade poderá ser usada para se sustentar enquanto estiver estudando fora. Para o aluno bolsista, mesmo do Prouni, o processo funciona da mesma maneira.

Segundo Davis, ter algum conhecimento em línguas, principalmente o inglês, é essencial, pois as bolsas no exterior exigem um determinado domínio da língua inglesa. Isto não significa necessariamente ser fluente e sim conseguir se comunicar, escutar e entender os estrangeiros. Ele ressalta também a importância do estudante entender que o intercâmbio não fará com que perca ou atrase sua vida universitária. “Ao fazer um intercâmbio ele estará anos adiantado, pois voltará com um grande beneficio acadêmico, sendo uma pessoa internacionalizada e com uma nova dimensão multicultural.”  Os estudantes que estiverem interessados poderão obter mais informações no Saiac ou no site da Unisul e ir até o ícone “Intercâmbio”.