Luxo para pet: gasto necessário ou desperdício de dinheiro?

Muitas pessoas veem os Pets como membros da família. Para quem é apaixonado pelos bichinhos, investir no conforto deles é um gasto necessário.

Segundo a Exame, o mercado Pet no Brasil é o terceiro do mundo que mais faturou nos últimos anos. Chegando a somar, em média, R$ 14,2 bilhões por ano. As opções de acessórios no mercado são as mais variadas, indo desde coleiras, até roupas de grife e carrinhos de passear.

Nem mesmo viajar é mais um problema para quem é dono de um Pet. Hoje em dia, há muitos locais que oferecem serviços de hotel para cachorro. As diárias podem custar, em média, R$400,00. Na cidade de Tubarão, também há espaços deste tipo, como o Mister Patas, que oferece os mais variados serviços para os cães.

Mesmo com a crise econômica que atingiu o país, esse nicho de mercado não foi afetado. Especialistas dizem que isso ocorreu, pois, as despesas com os cachorros e gatos são, para muitas famílias, tão essenciais quanto água ou luz.

O programa da rede globo Pequenas Empresas & Grandes Negócios publicou uma matéria onde mostra que todo o luxo oferecido aos pets é tendência no novo mercado.

 

Esse cenário representa um contraste com a realidade de muitos outros animais. Segundo a World Veterinary Association, há cerca de 200 milhões de cães abandonados no mundo. No Brasil, há 30 milhões deles vivendo em situação de abandono.

Pesquisas apontam que a principal causa para o abandono dos Pets é a falta de adaptação a um determinado local. Se for pensado por esse lado, o mercado de luxo para os animais não se torna mais tão atrativo assim.

Felizmente, hoje o abandono e maus tratos aos animais é considerado crime. E também, há muitas pessoas dispostas a resgatar esses animais para dar o mínimo de conforto que cada um deles merece. ONGs como a MAPAA e a Cão Sem Dono que vão às ruas em busca desses bichinhos.

Na cidade de Tubarão, também há um grupo de voluntários realizando o trabalho de resgate dos bichinhos, é a ONG Movimenta-cão. Mesmo com a falta de recursos, eles fazem de tudo para proporcionar um pouco de conforto aos animais da cidade. Nada de muito luxo, assim como alguns cães e gatos recebem; no entanto, ser resgatado e receber amor já vale muito mais do que dinheiro algum possa pagar.

Texto: Kauana Mulinari