I Mostra de Jogos Digitais realizada na Unisul

Nos últimos anos os jogos eletrônicos deixaram de ser apenas passatempo de adolescentes e crianças para também se transformar em alternativas de negócio. Muitos jovens, apaixonados por tecnologia, viciados em jogos online e que têm afinidade com a linguagem de programação passaram a ingressar no ensino superior buscando maiores conhecimentos na área de design de games.

Na última terça-feira os alunos da disciplina de Desenvolvimento de Jogo Digitais do Curso de Ciências da Computação da Unisul, promoveram a I Mostra de Jogos Digitais, no hall de entrada do Cettal. Orientados pelo professor Charbel Szymanski os estudantes desenvolveram protótipos de games como maneira de colocar na prática tudo o que aprenderam na disciplina teórica. O professor destaca que os alunos se empenharam bastante durante o tempo disponível para fazer seus respectivos games, que foi de aproximadamente 1 mês, e espera que eles possam ter aprendido bastante durante o processo.

A professora coordenadora do curso de Comunicação Social, Marcia Giraldi, diz que o curso possui a disciplina de desenvolvimento de games em sua grade curricular, pois muitos dos alunos ingressam no curso influenciados pelos jogos. Segundo ela, é uma pretensão da coordenação e dos professores fazer com que os alunos possam aplicar na prática aquilo que aprendem na teoria ‘’A nossa preocupação é fazer com que eles apliquem o conhecimento que estão adquirindo, então em uma disciplina de jogos, nada melhor que desenvolver um protótipo de jogo’’. A professora Giraldi ainda disse que esse projeto é uma forma de integração entre com os outros cursos da universidade ‘’ Para nós está sendo uma alegria ver todo mundo se divertindo e interagindo com os jogos, pois ali tem alunos desde o primeiro ao último semestre jogando’’ ressalta a coordenadora.

Por Kamila Melo e Beatriz G. Taveira