Na Zimba: o céu não é o limite

Imbituba é referência em paraquedismo no Sul do estado

Só de pensar em estar a 3 mil metros de altura, já dá um frio na barriga. Agora, imagina se jogar lá do alto com apenas uma mochila nas costas? Pode parecer loucura, e é mesmo. Mas como diz o chapeleiro do filme Alice no país das maravilhas: os loucos são os melhores. E se saltar de paraquedas está na sua lista de 100 coisas para fazer antes de morrer, saiba que não precisa ir muito longe. Localizada na cidade de Imbituba, próximo a Barra da Ibiraquera e a Praia do Rosa, a SkyZimba pode proporcionar o seu primeiro salto com muita aventura e muitos registros para compartilhar com os amigos.

O empurrão que você precisa

A visão panorâmica com certeza ficará na sua memória para o resto da vida. E a sensação de liberdade ao voar pela primeira vez será inexplicável. No entanto, muitas dúvidas surgem antes de encarar a queda livre e que precisam ser sanadas para tudo
esteja seguro.

-Afinal, quem pode saltar de paraquedas?

A idade mínima é de 14 anos. Lembrando, que menores de 18 anos devem apresentar autorização dos responsáveis. O salto não é indicado para mulheres grávidas e pessoas com problemas cardíacos.

– Quais os perigos reais?

Os fatores de risco do paraquedismo, podem ser divididos em sete áreas potenciais:
1. Dentro da aeronave, durante o voo
2. No momento da saída
3. Na queda-livre
4. Ao comandar a abertura dos paraquedas
5. Na abertura propriamente dirá (ou não abertura), incluindo pane, anormalidades
e colisões.
6. Durante a navegação
7. No pouso

O paraquedismo é um esporte de risco que podem ser amenizados e calculados. Tudo demanda de seguir as medidas de prevenção. O Programa de Estudo e Prevenção de Acidentes (PEPA) disponibiliza relatórios de emergências e cursos para prevenção:

– Qual o processo correto para se preparar?

Antes de todo salto, existem as orientações que são passadas por profissionais experientes. Na Sky Zimba se o salto for duplo, os ensinamentos são passados algumas horas antes do feito. Já se o salto for solo há um curso de treinamento que combina a teoria e a prática. A formação começa com um curso teórico de 8 horas em que o aluno aprende tudo para realizar os saltos com segurança. Após este curso teórico, o aluno começa uma série de saltos em que deve cumprir alguns requisitos para obter a graduação.

Mais informações podem ser encontradas no site da SkyZimba.

“Ainda quero saltar de paraquedas”

Essa foi a frase que o Seu Sebastião Mendonça, 86 anos, pediu para colocar na sua plaquinha de desejos. Após uma visita ao Centro Nacional de Paraquedismo, em Boituva (SP), o idoso que reside em um centro de repouso decidiu comemorar o seu aniversário nas alturas com um salto de paraquedas. E não deu outra, o Centro de Paraquedismo o presenteou com a realização de seu sonho. Tudo foi gravado e contado pelo Domingo Espetacular. Confira no vídeo!

Texto: Milena Flor Tomé