Namastê

Cada ser humano possui sua particularidade na forma de ver e viver a vida. Cada um tira a própria conclusão do que está enxergando através de seu consciente e inconsciente. Namastê é uma palavra comum para os praticantes de Yoga. Essa expressão estimula o olhar sobre a existência humana e desenvolve espiritualidade.   

Com origem milenar na antiga Índia, o Yoga é baseado em uma filosofia que integra a mente, corpo e emoções para que se relacionem em constante harmonia. A prática da atividade está cada vez mais frequente na vida de quem busca paz e serenidade.  

De acordo com Gilberto Schulz, especialista formado pela Associação de Brasileiros Profissionais de Yoga (ABPY), a atividade não se restringe apenas a prática de posturas e técnicas respiratórias. “A proposta central é que nos tornemos karma-yogis, ou seja, um yogi em cada ação. É a capacidade de lidar melhor com os nossos conflitos internos: não reagindo totalmente aos impulsos e aos desejos ou amenizando sua influência sobre nossas ações”, explica o professor em seu blog

Proprietário do site ‘Yoga em casa”, Gilberto escreveu sobre a prática em diferentes idades. “Costumo falar que Yoga é para todos desde que haja a compreensão de que, devido nossas características individuais e momento de vida, existem técnicas que podemos realizar, dentre as quais tem as que necessitamos mais e as que não são tão necessárias”, pontua. 

O Yoga transformou completamente a vida de Mateus Guimarães, praticante há três anos. “Quando eu estou praticando, sinto que cada exercício é único. Percebo o quanto é gratificante respirar, alongar e sentir o eu interior. Peço sempre que tenhamos paz, que sejamos paz e que levemos sempre paz para onde formos. Namastê“, saúda a todos.  

Texto: Bruno Matos.