O lugar ideal

Santa Catarina tem a capacidade de encantar a todos com suas belezas naturais e paisagens de tirar o fôlego

 

Santa Catarina é o estado ideal para qualquer tipo de programação que você esteja planejando. Você gosta de praia e calor? Vai encontrar. Prefere uma temperatura mais baixa, em um local mais tranquilo, estando em contato com a natureza? Também tem. A região tem potencial para qualquer tipo de turismo. A decisão mais difícil é essa: qual local escolher?

 

Serra Catarinense

Uma das principais escolhas pelos turistas é a Serra Catarinense, que é sede dos primeiros hotéis-fazenda do país, e está localizada a apenas 2 horas de carro do litoral. Nos 17 municípios que compõem toda essa região, a maioria possui menos de 20 mil habitantes, e, em todos eles, o turismo rural predomina.

Um exemplo é Urubici, que possui ecoturismo e esportes de aventura, como por exemplo Trekking, Canyoning, Rapel, Cascading e Tirolesa. Você também pode ir para Lages, conhecida pela Tradicional Festa do Pinhão.

 

Principais atrativos do estado

No site de turismo de Santa Catarina, os destinos são separados por tópicos, como por exemplo o Vale das Águas ou o Caminho dos Príncipes. Dentro dessas divisões, é contado um pouco sobre a região, notícias sobre ela e as cidades que pertencem a cada tópico. O Vale Europeu, por exemplo, que fica localizado no Vale do Itajaí, possui 19 cidades e traz a herança cultural dos colonizadores alemães, italianos, austríacos, poloneses e portugueses.

Se você precisa de ajuda para decidir o que fazer, o site possui uma seção que te ajuda especialmente nisso, mostrando sugestões de lugares para comer, comprar ou se divertir.

Previsão para o inverno de 2019

Segundo o Climatempo, neste ano, julho é o único mês de inverno que teremos chances de sequências de dias realmente frios. A Epagri informou que o inverno será ameno em SC. As ondas de frio serão escassas e pouco duradouras, intercalando com períodos mais aquecidos. Para quem gosta de baixas temperaturas, nas áreas altas do Estado elas poderão chegar próximo a zero grau e também negativas, resultando na formação de geada ampla.

E para os que tem expectativa de ver a neve, episódios podem ocorrer especialmente em julho e agosto, com maior probabilidade para as áreas altas do Planalto Sul. São Joaquim, Urupema, Urubici, Bom Jardim da Serra e Lages são as cinco melhores cidades para ver a neve de perto. Em 2018, o primeiro episódio ocorreu em 10 de julho, onde os pontos mais altos da Serra catarinense amanheceram com uma fina camada de gelo.

E ai? Já decidiu para onde vai?

 

Texto: Silvana Maurílio