Opção comum na atualidade, dividir apartamento pode causar problemas

Atualmente é comum ver jovens se propondo a adquirir independência logo cedo e partindo para uma nova vida. Em razão dessas mudanças de estilo, muitos se deparam com dificuldades nesta caminhada. Um dos principais obstáculos é a moradia. Os exemplos aumentam quando lidamos com acadêmicos, que a partir do momento em que ingressam na universidade, começam a dividir despesas com amigos ou com outros colegas universitários.

Mas os motivos podem variar conforme as necessidades. Seja para economizar gastos, seja por amizade com o companheiro de residência, ou até mesmo por cursar uma faculdade em outro município.

Em entrevista ao UOL, Aurélio Fabrício Torres de Melo, supervisor do curso de Psicologia da Universidade Mackenzie e especialista em psicologia do desenvolvimento, diz que nesse tipo de situação, o ponto mais importante é a tolerância. “Todos têm de fazer renúncias para a boa convivência”. Essa nova condição exige a descoberta do papel de cada um no novo lar, diferentemente do que acontece no núcleo familiar, onde o espaço de cada membro é bem claro”, afirma.

Outro ponto importante que gera grande dificuldade nessas é a questão financeira. Em vídeo publicado no canal Finanças Femininas, a especialista em finanças Carol Sandler aponto que a organização pode ser a grande chave para a solução. “O primeiro passo é vocês determinarem quais são as contas que vão ser pagas em conjunto. O que podem fazer é somar tudo e dividir igualmente para o número de pessoas que moram naquele apartamento. Depois é hora de dividir as contas de supermercado. O que eu sugiro a vocês é que dividam as compras de itens básico, que todo mundo usa”, explica.

Sobre a convivência com o seu parceiro na hora de dividir um apartamento, você pode assistir esse vídeo do canal “De Mudança” da youtuber Mari Ribeiro. No canal, ela conta histórias sobre morar sozinha, e no vídeo a jovem faz alguns alertas para quem pensa em partilhar um apartamento.

Texto: Leonardo Costa

Foto Divulgação