Os diferentes tipos de pós-graduação

Para quem terminou a graduação e pensa em seguir estudando, as opções são inúmeras e cada uma é voltada para um objetivo. É importante ressaltar que as pós-graduações são divididas em dois tipos. As lato sensu possuem uma carga horária menor e mais flexível direcionadas ao mercado de trabalho, enquanto as stricto sensu demandam maior carga horária, buscando formar professores e produzir pesquisas científicas.

Pós lato sensu

Os cursos lato sensu são para quem já possui a prática da rotina de trabalho e está em busca de aperfeiçoamento profissional. O objetivo é adquirir competências específicas para facilitar a ascensão na carreira ou mudar de área.

Especialização: envolve cursos de 360 horas voltados para quem deseja se tornar um especialista em setores delimitados de certa área. Para cumprir esse programa, é preciso ter concluído a graduação e cumprir as exigências de cada instituição.

Aperfeiçoamento: são cursos livres que não obedecem a requisitos fixos como os de especialização. A maioria tem carga de 180 horas e não exige um trabalho de conclusão.

Pós stricto sensu

Os programas stricto sensu são mais aprofundados e teóricos e indicados para quem segue carreira acadêmica, embora seja comum encontrar pessoas que atuam em empresas nesses programas.

Mestrado acadêmico: possui duração de dois anos. O objetivo é aprofundar os conhecimentos adquiridos na graduação e formar pesquisadores e professores para dar aulas em instituições de ensino superior. Ao fim do curso é necessário apresentar uma dissertação.

Mestrado profissional: também dura dois anos e enfatiza estudos e técnicas para que o profissional alcance um alto nível de qualificação direcionada ao mercado. O trabalho apresentado ao fim do curso pode ter vários formatos, como dissertação, artigo etc.

Doutorado: com duração de dois a quatro anos, o curso tem como objetivo proporcionar ao aluno um aprofundamento maior do que o mestrado em uma determinada linha de pesquisa. O trabalho de fim de curso é uma tese que apresente conteúdo inédito e inovador na área escolhida.

Texto: Julia Zelindro