Pontos turísticos de Tubarão revelam histórias sobre a cidade azul

Com localização privilegiada, a cidade de Tubarão é um polo comercial importante do estado e tem suas principais atividades econômicas ligadas a agricultura e pecuária. Fundada em 1870, o nome da cidade deve-se ao Rio Tubarão que por ela passa, e que em tupi guarani era chamado de “Tubá-nharo”. Anos mais tarde a cidade foi homenageada por Cidade Azul pelo escritor catarinense Virgílio Várzea que se encantou com a beleza natural do lugar.

Entre as ruas da cidade é possível conhecer e vivenciar um pouco de sua história. Nos seus primórdios foi uma grande facilitadora no transporte de mercadorias através da Ferrovia Thereza Cristina, que hoje além de ter sua história recontada no acervo do Museu Ferroviário de Tubarão onde guarda vagões, maquinas a vapor e outros objetos da época, tem também como um grande ponto turístico um passeio ferroviário com a chamada “Maria Fumaça” pelas cidades de Imbituba, Jaguaruna, Laguna e Urussanga.

Outro grande marco na história da cidade é a enchente que ocorreu em 1974, e causou grande destruição. Em menos de um ano a cidade foi reconstruída e como homenagem foi erguida a Torre da Gratidão, bem ao lado da Catedral, que é um destino muito procurado na cidade na categoria religiosa, assim como Igreja São José Operário, em oficinas que tem como atração os quadros de Willy Zumblick sobre a via sacra. Imagens da enchente podem ser encontradas no Centro Municipal de Cultura que fica localizado na praça Walter Zumblick, e que abriga também o Museu em homenagem ao pintor brasileiro, nascido em tubarão, Willy Zumblick e a biblioteca pública municipal. Além disso, no edifício são realizadas exposições temporárias e atividades culturais.

Em pleno coração comercial da cidade, encontramos a Casa da cidade um centro cultural de exposições de arte, que mantém a arquitetura dos casarios antigos e mostra a conservação pelo patrimônio histórico, assim como o conjunto arquitetônico conhecido como Casario histórico que fica localizado próximo à praça Centenário. Aos amantes da aventura Tubarão guarda um mirante natural com vista da cidade, das praias e da serra geral, onde também é utilizado para prática de esportes aéreos como o parapente.

Além de toda beleza, e volta na história da região, a cidade azul é um lugar ideal para quem está à procura de conforto e lazer, pois conta com duas estâncias termais: A terma da guarda e termas do Rio do Pouso, que proporcionam banhos relaxantes e prazerosos aos seus visitantes. Durante todo o ano ocorrem eventos paralelos, como a típica Cavalgada Tropeira, encontro de carros antigos e feiras de gastronomia, agropecuária e indústria. O calendário de eventos pode ser encontrado no site da prefeitura.

Texto: Letícia Rodrigues