Projeto Capacitar visa aumentar conhecimento de bolsistas do Artigo 170

Carolina Machado

CNPq e EPITT promovem projeto na Unisul para incentivar o aculturamento da Propriedade Intelectual

 

O Projeto Capacitar foi aprovado em 2015 no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq – pelo Professor do Curso de Direito Fábio Zabot Holthausen, gerente do Escritório de Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia – EPITT da Unisul. Com duração de dois anos, o objetivo do projeto é contribuir para a disseminação da cultura da Propriedade Intelectual na Universidade e no município, através de eventos, cursos, palestras, workshops, oficinas e materiais didáticos.

A próxima atividade acontecerá no dia 6 de junho às 19h30min, no Auditório do UniParque. O Curso de Noções Básicas de Propriedade Intelectual pretende capacitar alunos contemplados pela bolsa do Artigo 170, para que posteriormente eles possam replicar o conhecimento adquirido através de palestras na própria Unisul e em outras instituições. As inscrições são gratuitas e feitas através do site www.unisul.br/prodel. Elas podem ser feitas até o dia 31 de maio e apenas alunos que receberam a bolsa no semestre 2016-1 podem participar, conforme o Programa de Desenvolvimento Local da Unisul – PRODEL.

 

Calendário:

  • 06/06 às 19h30min: 1º Encontro: Capacitação
  • 09/06 às 19h30min: 2º Encontro: Prova
  • 14/06 às 19h30min: 3º Encontro: Instruções Finais para os alunos aprovados

Após serem aprovados na prova e passarem pelas instruções finais, os alunos terão que realizar palestras de até 30 minutos em cursos técnicos do município, entre os dias 15 e 24 de junho, para completar as 20 horas propostas pelo programa do Artigo 170. Para Fábio, coordenador do projeto, esta interação com os alunos possui uma dupla importância.

– A primeira no sentido de capacitar nossos alunos dentro da temática Propriedade Intelectual e permitir a eles viver esta experiência de ser um agente transmissor do conhecimento. A segunda ligada a replicação e difusão de um conhecimento que não seria possível em termos de alcance e escala se fosse feito pelo próprio professor.