Projetos que inspiram

Existem muitos projetos que trabalham em prol de pessoas necessitadas, as quais precisam de atendimento especial. Porém, nem sempre essas iniciativas  transmitem amor e uma grande força. Em Tubarão, existe uma instituição que consegue unir estas duas características: ajudar quem precisa e compartilhar determinação e força de vontade. A Associação Vida e Arte é uma instituição sem fins lucrativos, de caráter assistencial, educacional, cultural e de saúde. Funciona desde 2001 e atende pessoas com deficiência física e mental. A Vida e Arte oferece serviços especializados nas áreas de pedagogia, psicologia, fonoaudiologia, assistência social, fisioterapia, aulas de informática, música, teatro, dança e artesanato.

Atualmente, a associação conta com 45 alunos e, entre eles, dez contribuem com alguma quantia em dinheiro. Por ser uma instituição gratuita, a equipe recebe ajuda de alguns benfeitores, como a Fundação Catarinense de Educação Especial – FCEE, famílias associadas e voluntárias, comércio e empresas locais e, é claro, a Prefeitura Municipal de Tubarão. Silvana Castro, diretora pedagógica da instituição, disse que o objetivo é oportunizar os alunos a desenvolver suas potencialidades e inseri-los no mercado de trabalho. “Os nossos atendimentos fazem com que eles sejam sujeitos autônomos, incluídos na sociedade, e nós aproveitamos o potencial deles e investimos nos alunos”, conta.

No início deste ano a instituição foi obrigada a mudar para um espaço menor, para cortar custos, e isso trouxe algumas dificuldades. A nova sede não é adequada para as necessidades dos alunos e os diretores estão com um projeto de ampliação, para proporcionar melhor atendimento aos frequentadores. “Nossa maior dificuldade é a falta de recursos para a manutenção e aquisição de novos equipamentos”, acrescenta Silvana. Visitando a associação é possível ver quanto amor é compartilhado. Existe bastante interação, ajuda mútua, o que é muito importante, e uma equipe preparada para atender todas as pessoas, mesmo com tanta diversidade.  

Falando em equipe, Silvana revelou uma felicidade: a evolução dos alunos. Ver pessoas que tinham dificuldade em, por exemplo, levar uma colher à boca e, através dos estímulos, superar seus limites é motivo de muita alegria e satisfação para a diretora. “Isso para nós é o maior sonho. O maior projeto da Associação Vida e Arte é ver o resultado do trabalho realizado no aluno. Ver a alegria deles, ver que eles estão ocupando um lugar na sociedade é o motivo que nos inspira a continuar o trabalho”, finaliza.

Como colaborar

Para quem quiser ajudar e contribuir com essa iniciativa, existem várias maneiras. Uma delas é a doação ao Fundo da Infância e do Adolescente, através do imposto de renda, através da conta de luz (Celesc) ou doação direta no Banco do Brasil:

Agência: 5229-9 Conta: 555477-2

Mas também, existem outros meios. Se você quiser, pode fazer trabalhos voluntários ou doar materiais e equipamentos. Qualquer ajuda será bem-vinda!

Por Lara Silva