Tubarão desenvolve programa antitabagismo

Quem é fumante sabe que o tabagismo faz mal para saúde e que uma hora terá que parar de fumar caso queira ter maior longevidade. Programas e métodos estão sendo utilizados em vários estados brasileiros. Assim como em nossa região, os órgãos de saúde se mostram interessados na batalha desse vício e direcionam mais atenção para projetos relacionados.

O cigarro pode causar cerca de 50 doenças diferentes para o corpo, em cada tragada são inaladas 4,700 substâncias tóxicas. Entre essas dezenas de doenças as que costumam mostrar indícios mais cedo, são os problemas cardiovasculares, respiratórios e de circulação, como:

– Tosse,
– Chiado,
– Falta de ar,
– Infecções nas vias respiratórias,
– Triplica as chances de um derrame cerebral,
– O envelhecimento da pele, com rugas prematuras e celulites,
– Triplica o risco de morte por infarto em homens com menos de 55 anos e etc.

O tabaco contém 40 substâncias cancerígenas, que aumentam as possibilidades de câncer na boca, na laringe, na traqueia, nos pulmões, as chances de contrair a doença são 12 vezes maiores. Sem contar outros diversos problemas, que você pode encontrar no informativo feito pela Inatel, acessando aqui.

Uma pesquisa publicada pela revista Lancet alerta que o cigarro é responsável por uma em cada dez mortes no mundo. O mesmo estudo mostra que o Brasil está em oitavo lugar no ranking mundial de fumantes, mas que esse índice é decrescente. Em 25 anos o país viu a porcentagem de viciados cair de 29% para 12% entre homens e de 19% para 8% entre mulheres. Os dados são animadores; como os métodos que estão sendo aplicados nesse vício. Um programa do Instituto do Coração (Incor), por exemplo, busca identificar o nível de dependência do fumante e auxilia com maior precisão o caminho para o indivíduo ficar longe dos cigarros, saiba sobre o programa.

Em Tubarão programas antitabagismo começaram a funcionar nos postinhos de saúde em 2014. O munícipio promove o Grupo de Combate ao Tabagismo para quem desejar largar o vício. Quatro unidades básicas de saúde oferecerem o serviço: Campestre, Oficinas I, Caic e Revoredo. O serviço também está disponível no: KM 60, Sais e Passagem. Para maiores informações:

Ligue: (48) 3621-9000 ou (48) 3621-2400

Endereço: Rua Felipe Schmidt, 108 – Centro

Site oficial: www.tubarao.sc.gov.br

Você é fumante e quer saber mais sobre métodos e projetos que ajudam a parar de fumar? Acesse aqui!

Texto: Roger Walter V. Viana