Turismo de Inverno: os melhores roteiros de Santa Catarina

O frio definitivamente chegou em Santa Catarina. No último final de semana, o município de Urupema registrou a primeira temperatura negativa do estado em 2018. Os termômetros marcaram -1,6ºC no domingo (13) do Dias das Mães. Se no verão as praias e regiões litorâneas atraem e encantam os visitantes dos mais diversas locais, o inverno também não deixa a desejar.

A Serra Catarinense é um dos principais atrativos do estado durante os meses frios. A região é famosa pelas belas paisagens – compostas por florestas de araucárias, rios, cachoeiras, vales, campos de altitude e grandes cânions – e pela promessa de neve quase todos os anos. Formada por 17 municípios ao todo, a serra possui picos que chegam a 1.827 metros de altitudes (Morro da Boa Vista).

A região serrana também é referência quando se fala em ecoturismo. Lages, São Joaquim e Urubici possuem diversos locais próprios para a prática de atividades como trekking, rapel, canyoning, mountain bike e tirolesa.

Para quem prefere atividades mais leves, o Roteiro dos Vinhos permite que os visitantes acompanharem o cultivo dos vinhedos, a produção do vinho e, é claro, participem de degustações acompanhadas por profissionais do ramo. Além da Serra, o Vale do Contestado é outro destaque no segmento do enoturismo.

Já no extremo sul do estado, o Caminho dos Cânions chama atenção pelas formações rochosas, que existem a cerca de 130 milhões de anos. Os principais cânions estão localizados nos municípios de Praia Grande, Jacinto Machado, Timbé do Sul e Morro Grande. Em Praia Grande, algumas pousadas e chalés oferecem uma visão privilegiada dos canyons para os hóspedes do próprio quarto.

 

E o frio?

A primeira neve do ano já tem data marcada no estado catarinense. Segundo o Epagri/Ciram, órgão estadual de monitoramento do tempo e do clima, se a previsão de frio e humidade persistir há chance de neve na serra catarinense no decorrer do domingo (20). Para os próximos dois meses, a estimativa da Epagri/Ciram é a formação de geada ampla em Santa Catarina.

Em 2017, São Joaquim, Urupema, Bom Jardim da Serra e Urubici tiveram registro de neve em junho.

Texto: Juliana Bittencourt