Unidade Araranguá

Unisul é pioneira no ensino superior em Araranguá, a “Cidade das Avenidas”

Localizada no extremo sul catarinense, a Unidade Universitária Araranguá alia o prazer de estudar à qualidade de vida. Araranguá é popularmente conhecida como “Cidade das Avenidas”. Apresenta inúmeros encantos e belas atrações turísticas, entre elas, a praia do balneário Morro dos Conventos.

A Unisul iniciou suas atividades em Araranguá em 1992. Foi pioneira em trazer o ensino superior à cidade e região. A Unidade conta com equipados laboratórios de informática, incubadora, escritório modelo de Direito, auditório, museus, serviços gratuitos de atendimento ao estudante, biblioteca, lanchonete e acesso facilitado.

A cidade

A história do município tem sua origem no século XVIII, com a abertura de caminhos pelos tropeiros. O lugar que era apenas um ponto de passagem se transformou em local de paragem, com as primeiras casas e um pequeno comércio. Ainda nessa época a região pertencia à Laguna e recebeu o nome de “Capão da Espera” e depois “Campinas”.

Em três de abril de 1880 nascia o Município de Araranguá, que realizou eleições para vereadores em primeiro de julho de 1881 e foi efetivamente instalado com a posse dos vereadores somente em 28 de fevereiro de 1883.

A versão mais popularizada para a origem do nome relata a fusão dos termos “Ararã” (papagaio grande/arara) e “gua” (vale/baixada), significando “Vale das Araras”.

A formação cultural do município é diversificada, com destaque para os descendentes de imigrantes açorianos que chegaram ao Estado no século XVIII, e outros imigrantes europeus, principalmente italianos. Conta atualmente com uma população de 61.310 habitantes (IBGE/2010).

Fontes:
Guia de Santa Catarina
IBGE