Unidade Tubarão

Onde tudo começou: Tubarão, a “Cidade Azul”, é o berço da Unisul

A Unidade Universitária Tubarão situa-se na Cidade de Tubarão, a 130 quilômetros ao sul de Florianópolis e polo de fontes de águas termais, como Estância Termal da Guarda e Estância Termal de Rio do Pouso.

A Unidade conta com uma estrutura completa de laboratórios de informática, bem como laboratórios específicos para aulas práticas e pesquisa em seus diversos cursos. Mantém ainda uma completa biblioteca e serviços de conveniência disponíveis para os alunos, colaboradores e toda a comunidade.

Saiba quais são os cursos disponíveis e conheça um pouco mais sobre a Unidade Universitária Tubarão.

A cidade

Tubarão é um município brasileiro do Sul do Estado de Santa Catarina, a 133 quilômetros de Florianópolis. Sua população é de aproximadamente 100 mil habitantes (IBGE/2010).

O nome da cidade deve-se ao rio Tubarão, que em tupi-guarani era chamado Tubá-Nharô, “pai feroz”. Tubarão destaca-se na pecuária e na agricultura e é o segundo centro comercial do sul do estado, principalmente na área de cerâmica.

Tem excelente infraestrutura urbana e seu potencial turístico concentra-se nas águas termais, canalizadas para confortáveis complexos hoteleiros. Outra atração turística importante é a ferrovia Teresa Christina, com passeios de maria-fumaça reproduzindo o antigo roteiro dos colonizadores.

O acesso rodoviário é feito pela BR 101, para quem vem do sul ou do norte. Para quem vem do oeste, o acesso é pela BR 116 até Lages, seguindo pela BR 282 e SC 438.

Fontes
Prefeitura Municipal de Tubarão
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística