Whatsapp: dicas para você não se tornar o chato do grupo

A plataforma de comunicação mais utilizada em nosso cotidiano é o Whatsapp. O aplicativo proporciona vários benefícios e sua praticidade permite que assuntos pessoais e profissionais sejam tratados com eficácia. Por ser uma ferramenta pessoal é importante que haja regras e boas maneiras para um bom convívio.

As regras de etiquetas e bom senso são essenciais para um bom relacionamento, seja ele no grupo da família, amigos e principalmente do trabalho. A seguir, algumas dicas apontadas por especialistas para você se relacionar de forma saudável e agradável nos grupos de whatsapp.

  • Não saia adicionando um contato a um grupo novo sem avisá-lo. Muita gente não gosta de situações como essa e não custa nada perguntar antes.
  • Tópicos relacionados ao grupo: Não mande fotos e mensagens sobre o seu final de semana no grupo do trabalho, ou fale sobre uma situação que ocorreu em seu ambiente profissional com o grupo da família, isso pode gerar problemas se as mensagens vazarem, ou forem enviadas para o grupo errado. O ideal é estar atento a que tipos de pessoas estão em cada grupo.
  • Cuidado com as brincadeiras de mau gosto: você pode ofender alguém sem querer e essa pessoa acabar saindo do grupo. Por isso é importante evitar esse tipo de desconforto.
  • Discussões por motivos banais: alguns assuntos não valem o aborrecimento, em determinadas situações, o melhor a se fazer é mudar de assunto. Situações mais sérias devem ser resolvidas em particular e, de preferência, pessoalmente.
  • Se você faz parte de um grupo, interaja com o GRUPO. Evite conversar com apenas uma pessoa.
  • Verifique a fonte antes de encaminhar mensagens.
  • Se o assunto a ser tratado for urgente, ligue! Os tiques azuis, as famosas notificações de leitura das mensagens, contribuem para o aumento da ansiedade de muitas pessoas. Ninguém é obrigado a responder na hora. Para evitar esse tipo de situação, desative a notificação de leitura.
  • Mensagem de voz: evite áudios extensos. Se for algo urgente, volte a leitura do tópico anterior: ligue! Quem recebe o áudio geralmente procura um local reservado e com o mínimo de barulho para ouvi-lo, portanto, nada de enviar áudios longos ou o famoso “gemidão do zapzap”, não seja o desagradável do grupo. Isso também serve para conversas privadas.
  • Imagens, vídeos e correntes: não lote os grupos com imagens, vídeos e correntes. Além de causar poluição visual, você será conhecido como o chato do grupo. Existem grupos específicos para isso.

De acordo com Carla Borges, consultora empresarial e professora universitária, saber se comportar na sociedade é parte de seu crescimento. O mesmo se aplica no campo virtual!

Texto: Emanoella da Silva Maurício