A comunicação é social e também remota

Diferente dos anos anteriores, o projeto de extensão “A comunicação é social”, realizado pelos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da Unisul, em Tubarão, precisou se adaptar ao novo cenário em meio à pandemia e foi apresentado de forma remota.

O evento ocorreu no dia 10 de junho através da plataforma Zoom. Com o objetivo principal de realizar trabalhos que ultrapassem os limites físico da sala de aula, alunos e professores discutiram temas como questões étnicos-raciais; direitos humanos; empreendedorismo e educação ambiental.

Em meio ao isolamento, estudantes enfrentaram as dificuldades impostas pelo coronavírus e mostraram que a comunicação é social, remota e importante em qualquer situação. Cada turma abordou um tema e produziu com o auxílio de professores orientadores, trabalhos que os aproximassem da comunidade, mesmo quando se faz necessário o afastamento social. Os projetos foram desenvolvidos ao longo de todo o semestre.

O novo coronavírus foi tema principal do projeto do 1º semestre de Jornalismo, “Covid-19 não é questão de raça, credo, nem classe social”. O trabalho desenvolvido com a ajuda da professora Heloisa Juncklaus, abordou as questões e os desafios enfrentados pela população negra no cenário atual.

Confira o vídeo feito pelos alunos de jornalismo para falar sobre questões étnicos-raciais durante o período da pandemia.

Questões étnicos-raciais e direitos humanos

Os alunos do 1º semestre de Publicidade trouxeram para a discussão a voz de pessoas negras que sofreram com racismo no ambiente virtual. O podcast chamado “Voz e Consciência” foi criado com a importante missão de ajudar a combater vozes preconceituosas e abrir espaço para vozes legítimas na causa. Os episódios estão disponíveis no Spotify.

O estudante Vinícius Tobler relata a importância de ouvir pessoas negras e abrir debates sobre o racismo virtual.

Você sabe a diferença entre assédio, paquera e elogio?

Os alunos do 3º semestre de Publicidade desenvolveram o projeto “Direito em saber”, com a orientação do professor Lucas Damazio, para responder essas e outras questões. Através de lives realizadas pelo Instagram, os acadêmicos convidaram mulheres profissionais para falar sobre empreendedorismo; assédio sexual; mulheres na área esportiva e política; e ainda sobre direitos e tabus referente a sexualidade. Ao longo do projeto, os alunos destacaram mulheres importantes na história do país e exaltaram o poder feminino.

Empreendedorismo

Os acadêmicos do 5° semestre de Jornalismo e Publicidade criaram um podcast sobre empreendedorismo para ajudar pessoas que querem iniciar no ramo. “O podcast Guru é um projeto que transcende a universidade e agrega valor para a sociedade. Nosso objetivo é atingir pessoas que querem empreender ou empreendem, e que o nosso conteúdo possa impactar de forma positiva em seus interesses”, destaca a professora e orientadora do projeto Karini Schulter.

Os 5 episódios do podcast Guru estão disponíveis no Spotify. Acesse e inspire-se com quem sabe empreender.

Educação ambiental

Imagens: Projeto Sustentabilidade.

As máscaras são essenciais para prevenir a disseminação do coronavírus, mas você já parou para pensar que muitas delas são descartáveis e não se decompõe facilmente? Os alunos do 7º semestre de Publicidade desenvolveram o projeto “Sustentabilidade”, com o auxilio da professora Teresinha Silveira. O intuito é a conscientização do assunto e mostrar que, mesmo em meio à pandemia, precisamos nos cuidar e não esquecer de cuidar do planeta.

A estudante de publicidade Isadora Vicente Rafael relata que a ideia inicial era realizar uma ação que envolvesse a comunidade de forma direta. “A ideia precisou ser modificada por conta da pandemia, mas estávamos cheios de ideias e vontade para que tudo desse certo e deu”, afirma.

A turma do 7º semestre de Jornalismo produziu um informativo para falar sobre educação ambiental. O professor Reginaldo Osnildo informa como foi realizada a produção. “Objetivo do informativo é poder propiciar aos estudantes a linha de redação, trabalhar com deadline e trabalhar com a organização em equipe. Cada um elaborou o seu conteúdo e cada conteúdo foi produzido em sintonia com os demais”, declara.

Apresentação de forma remota

Mesmo vivendo em um período de isolamento social, o projeto não deixou de ser realizado. O coordenador dos cursos de comunicação Mauro Fucilini conta como surgiu a ideia da apresentação remota e como foi a experiência. “No inicio alguns alunos acharam que não iriam conseguir realizar seus trabalhos devido a pandemia. A tecnologia nos ajudou e foi muito desafiador. Todos trabalharam de casa, produziram podcasts, conteúdos para as redes sociais e realizaram trabalhos excelentes. Estou muito satisfeito com o resultado”, finaliza o orientador do projeto “Voz e Consciência”.

Apresentação dos trabalhos pela plataforma Zoom. Imagem: curso de Jornalismo.

Por Bruno Matos