Baleia Azul: um jogo em que todos perdem

Tudo na internet se espalha muito rápido e, dessa vez, não está sendo diferente. Jogos com apelos para que o participante entre em situações perigosas, e até letais, têm virado moda entre os adolescentes, como por exemplo o jogo da asfixia, o desafio do sal e gelo e o jogo da fada. Todos levam a perigos e, inclusive, à morte. Um novo jogo, famoso principalmente na Rússia, virou notícia por induzir jovens a cometerem suicídio. Baleia Azul é um jogo realizado em grupos fechados no WhatsApp ou Facebook, no qual existem 50 tarefas para os participantes escolhidos realizarem. Entre estas tarefas está a automutilação, ouvir, durante um dia inteiro, músicas psicodélicas, ver filmes e/ou vídeos de terror e, por último, para encerrar o jogo, cometer suicídio.

Jornais russos já noticiaram a ocorrência de diversas mortes e autoridades afirmam estar investigando o caso, pois o jogo vem se espalhando pelo mundo, trazendo muita preocupação. No Brasil, pelo menos três estados estão investigando casos de mutilação e suicídio. Jovens apresentam comportamentos estranhos e alguns deixam bilhetes antes de sumir. Países da Europa onde o jogo têm muita influência nas escolas, fazem apelo às famílias para que fiquem alertas, monitorem os sites visitados pelos filhos e tenham um relacionamento aberto, principalmente se o jovem apresentar sintomas de abatimento, solidão e depressão.

Além desse jogo, uma série, produzida pela Netflix, faz bastante sucesso atualmente. 13 Reasons Why (Os 13 Porquês) mostra, de forma chocante, situações vividas pela jovem Hannah Baker, de 17 anos, que a levaram ao suicídio. A jovem sofreu não só bullying, mas também assédio e estupro, e não falou para ninguém, guardando tudo para si. Antes de morrer, ela gravou fitas, encaminhadas aos colegas que foram os responsáveis para que quisesse tirar a própria vida, situação abordada no último episódio.

A série, além de mostrar o suicídio de maneira crua, como realmente é, apresenta também as consequências horríveis para a família e amigos, e demonstra ainda como a sociedade contribui, mesmo que indiretamente, para situações como esta. Uma pesquisa feita com o Centro de Valorização da Vida (CVV) aponta que, depois do lançamento de 13 Reasons Why, as ligações e mensagens, de pessoas querendo falar sobre suicídio aumentaram cerca de 100%, e em várias delas, a trama é mencionada.

Todo problema que afeta a sociedade tem que ser discutido. Não se pode fingir que nada está acontecendo, enquanto muitas pessoas pedem, e necessitam realmente, de ajuda. Por isso é importante que seja discutido as más consequências do jogo Baleia Azul.

Por Lara Silva