Coronavírus: barreiras sanitárias são realizadas no sul do estado

Cidades como Laguna e Garopaba realizam barreiras sanitárias no acesso aos municípios para evitar a propagação do coronavírus

Em tempos de pandemia, viajar tem estado entre as últimas opções para a maioria das pessoas. Afinal, a instrução e determinação é de isolamento social. Pontos turísticos fechados, voos cancelados, ônibus interestaduais proibidos de circular nas rodovias. Mas, mesmo assim, algumas pessoas ainda precisam pegar a estrada, mesmo que seja de carro. Seja para retornar para casa de uma viagem iniciada antes da pandemia, ou por algum outro motivo de necessidade, essas pessoas estão tendo que ter um cuidado ainda maior. 

 Aqui na região sul do estado algumas fiscalizações nesse sentido têm sido feitas. Os governos estaduais e municipais têm contado com a ajuda de alguns órgãos que se tornaram aliados ao setor de saúde, como o Corpo de Bombeiros, Polícia Civil e Polícia Militar Rodoviária (PMR). O sargento Fabrício Silva Goulart, da PMR de Gravatal, conta que sua equipe tem feito revezamento dos turnos, além de estarem dando apoio a outros municípios em que as prefeituras emitiram decretos para que barreiras sanitárias fossem montadas, como Garopaba e Laguna.

 

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

 

⚠️COMUNICADO – FECHAMENTO DE FRONTEIRAS ➡️O Governo Municipal informa que recebeu orientação do Ministério Público de Santa Catarina sobre o fechamento de fronteiras. Veja o que diz a nota: ➡️- Os municípios não detêm competência para restrições genéricas ou imprecisas de ingresso em seu território, tampouco fechamento de fronteiras. ➡️- O MP criou um Gabinete Gestor de Crise para enfrentamento ao Coronavírus, e através de nota técnica encaminhada às autoridades policiais e prefeitos está orientando sobre os limites possíveis à defesa e proteção sanitária. ➡️⚠️- Portanto, Laguna adota a partir deste sábado (21), barreiras educativas que estão acontecendo na entrada da cidade, Portinho, com ajuda da Guara Municipal, Vigilância Sanitária e voluntários de outros órgãos da administração. ➡️- De acordo com o Governador do Estado, Carlos Moisés, não é adequado fechar as vias de acesso aos municípios. Não se pode proibir o direito de ir e vir. Só transporte coletivo. ➡️-Nesta orientação do MP de nº 04/2020, bloqueios não encontram amparo legal.

Uma publicação compartilhada por Prefeitura de Laguna (@prefeituradelaguna) em

Nesses locais, é feito um controle para saber de onde o veículo vem, quantas pessoas estão ocupando e se elas estão com febre ou apresentam sintomas de Covid-19. Além de estar ajudando na prevenção ao novo coronavírus, a equipe também tem se cuidado. “Para os atendimentos temos à disposição Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) como luvas, máscaras e óculos”, destaca o policial.  

Viajando em meio à pandemia 

Beatriz Godoy é uma das pessoas que tiveram que viajar mesmo em isolamento social. Ela mora aqui no sul do estado para estudar, mas sua família inteira é do interior de São Paulo. A jovem decidiu que seria melhor buscar o apoio familiar neste período e voltou para sua cidade natal. 

Ela conta que os pais vieram buscá-la de carro. No caminho, pararam em conveniências de postos de gasolinas para comer e se depararam com as medidas de segurança dos estabelecimentos. “A gente só era atendido no balcão de uma certa distância e também não podíamos ficar para comer”, comenta. Beatriz ainda relata ter observado que as medidas de prevenção aqui em Santa Catarina estão mais rígidas. “Ao chegar em São Paulo as coisas estavam bem diferentes, tinha um restaurante que estava lotado”, destaca.

Santa Catarina está no final da sua terceira semana de decreto de isolamento social. Algumas restrições já foram flexibilizadas, mas o isolamento social permanece por tempo indeterminado, até o momento. A Agência de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina (Santur), já estuda junto ao Fórum Nacional do Turismo (Fornatur) maneiras para recuperar o turismo catarinense.

Texto: Bárbara Dias

Foto: @governodegaropaba

Confira mais matérias da editoria de Turismo.