Isolamento social afeta principais pontos turísticos de Santa Catarina

Cidades lidam com alterações na programação de eventos e estabelecimentos são fechados

Publicado pela primeira vez no dia 17 de março, o decreto Estadual Nº 515, do Governo de Santa Catarina, declarou situação de emergência em todo o Estado para que fosse restringida a circulação de pessoas, por conta da pandemia da COVID-19. Com a prorrogação dessa paralisação, no último dia 23, fora decretado que até o dia primeiro de abril a população catarinense deve evitar as ruas e os estabelecimentos não essenciais têm de se manterem fechados.

Dessa maneira, os pontos e eventos turísticos do Estado encontram-se afetados, seja na suspensão dos serviços, ou no cancelamento e adiamento de atividades. Para maior comodidade, confira abaixo as principais atrações de cada região que comunicaram alterações na sua programação dos últimos e próximos dias:

REGIÃO SUL

Segundo o diretor de eventos da Secretaria de Turismo, Esporte e Cultura de Balneário Rincão, Fernando Casagrande, o Encontro Nacional de Motorhomes, programado para os dias 23 a 26 de abril, foi cancelado. O evento atrai participantes de diversos estados do país, como Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Distrito Federal e Rio Grande do Sul e, como destaca Casagrande, afeta diretamente no turismo da região. Ainda no município, na próxima semana o setor de Turismo irá se reunir para discutir a questão das festividades típicas que acontecem nos próximos meses, como a JuliFest e a Festa da Tainha.

No Teatro Elias Angeloni, em Criciúma, todas as atividades, eventos e visitações planejadas para as próximas semanas foram canceladas. Estão inclusos nessa agenda o stand up “Ishtepô Teshtando” com o humorista Irineu Nicoletti, que ocorreria no próximo dia 28, e o espetáculo “Uma Aventura De Outra Dimensão”, com Roni Ficher, programado para o dia 4 de abril. Ambos ainda não foram realocados para uma nova data.

Os parques do sul também comunicaram as paralisações para os visitantes. No Parque Ecológico Municipal Prefeito Thomaz Pedro da Rocha, em Maracajá, o atendimento ao público está suspenso desde o dia 19 de março, e assim se manterá por, pelo menos, 30 dias. Já no Parque Ambiental Encantos do Sul, na cidade de Capivari de Baixo, além das atividades ao ar livre, todos os shows programados até o dia 31 foram cancelados e a diretoria confirmará novas datas através das redes sociais.

Outro destino da região procurado pelos turistas é o Hotel Termas do Gravatal, que anunciou a suspensão de hospedagens e novas reservas até o fim do prazo do decreto. Com o check-out dos últimos hóspedes no início da semana, o Hotel se encontra atualmente fechado.

PLANALTO SERRANO, NORTE E GRANDE FLORIANÓPOLIS

Uma das mais conhecidas e visitadas da Serra Catarinense, a vinícola Villa Francioni, localizada em São Joaquim, suspendeu as visitações e o atendimento na loja desde o último dia 18. Os eventos Degustação ao Pôr do Sol e Festival Vinhos & Queijos, que estavam programados para os próximos fins de semana, foram transferidos para o mês de setembro.

Os eventos em teatros e casas de show também estão sendo adiados por todo o Estado, alguns ainda sem data prevista. É o caso da Sociedade Cultural Artística (SCAR), de Jaraguá do Sul, que, em comunicado do dia 25, informou que as novas datas terão de ser ajustadas com a agenda dos artistas que estavam programados para os próximos 30 dias, como Almir Sater (29/03) e Paralamas do Sucesso (19/04).

No maior complexo de eventos do sul do Brasil, Arena Petry, alguns shows já receberam novas datas na última semana. O trio do MPB Elba Ramalho, Geraldo Azevedo e Alceu Valença, que se apresentaria no próximo dia 27, agora tem o encontro remarcado com o público para 21 de novembro. As duplas Jorge & Mateus e Bruno & Marrone, que fariam seu show no dia 9 de abril, foram realocadas para 31 de outubro. E, a cantora que marcou os anos 80, Bonnie Tyler, transferiu os shows da sua turnê mundial que aconteceriam em maio para o mês de outubro, marcando presença em São José no dia 10.

VALE DO ITAJAÍ

Atração turística que marca a cidade de Penha, em Santa Catarina, o parque temático Beto Carrero World se encontra fechado temporariamente. A equipe administrativa informou a todos que adquiriram o passaporte para este período que a validade dos mesmos se dará até o dia 31 de dezembro de 2020.

As atividades na Vila Germânica, em Blumenau, também estão suspensas. Apesar do Parque Ramiro Ruediger ser ao ar livre, a Secretaria de Turismo e Lazer do município decidiu não permitir a circulação do público, como meio de prevenção ao coronavírus. Desse modo, todos os eventos que ocorreriam no espaço nas próximas semanas foram cancelados. O festival “Tanz In Blumenau 2020 – Internationales Volkstanztreffen”, que traria diversos Grupos Folclóricos Germânicos entre os dias 30 de abril e 03 de maio foi suspenso, e a organização do evento já procura uma nova data para a realização do festival.

Outro evento tradicional, desta vez na cidade de Pomerode, sofre igualmente com a propagação do vírus. A 12ª edição do Osterfest, programado para o período entre 12 de março e 12 de abril, esperava a visita de mais de 250 mil pessoas, mas teve de ser cancelada. O destaque deste ano seria a participação do artista plástico Romero Britto, que ficou responsável por decorar o marco do evento: o gigante ovo de Páscoa de 15 metros de altura e 8,72 metros de diâmetro. A escultura é considerada a maior do gênero no mundo, tendo seu espaço no Guinness World Records. O ovo continua aberto para visitação ao ar livre, mas a Secretaria de Turismo do município reforça a ideia de que sejam evitadas aglomerações.

Turismo Religioso

Os roteiros de turismo em Santa Catarina também são marcados por lugares de fé. Além das igrejas centenárias, pequenas grutas e festividades, os santuários são um destaque na região, atraindo milhares de visitantes todos os meses. O Santuário Santa Paulina, em Nova Trento, conhecido por ser o maior do Estado, suspendeu as missas pelo período de 30 dias contando da divulgação do decreto. Do mesmo modo, as lojas, o restaurante, o centro comercial e o hotel permanecerão fechados, evitando também a visita da população.
Na cidade de Içara, o Santuário Sagrado Coração Misericordioso de Jesus manteve os horários das celebrações diárias, transmitindo-as através das redes sociais, sem a presença de fiéis. Para o mês de abril, entre os dias 12 e 19, está programado para acontecer a Festa da Misercórdia, com a presença de diversos representantes religiosos do país, além de outras atrações diferenciadas. O reitor do Santuário, padre Antônio Vander da Silva, informou que, até então, a programação do evento se manterá e, ao longo do período do decreto Estadual, a situação será avaliada. Para a semana da festividade, são esperadas mais de 30 mil pessoas.

Obs.: As principais atrações turísticas da região oeste do Estado foram procuradas pela equipe, porém, não foi conseguido contato

Texto: Ariadne Marcelino

Veja mais da editoria de Turismo.