Mesmo com pandemia, projeto “A Comunicação é Social” é mantido

Por Leonardo Costa

O projeto “A Comunicação é Social”, organizado pelos alunos e professores dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da Unisul, segue com a data de entrega mantida. Dia 1º de junho. A confirmação veio através do professor e coordenador dos dois cursos, Mauro Fucilini.

Em razão da pandemia do novo coronavírus, as aulas presenciais estão suspensas em todas as instituições de ensino de Santa Catarina, o que poderia atrapalhar o andamento das atividades do projeto, já que cada turma é responsável por um tema. Mesmo em meio ao problema, os professores decidiram manter a data de entrega. “Já está combinado com os orientadores de cada semestre. Os projetos serão via digital. Eles irão orientar os alunos da melhor forma”, explica Mauro.

Ainda de acordo com o professor, esse momento de dificuldade é uma oportunidade para os alunos de comunicação se reinventarem e buscar alternativas para realizar o trabalho. “Todos os dias estamos vendo a imprensa e a comunicação em geral se reinventando, achando novos meios e maneiras de se comunicar. É justamente nesse momento que os alunos precisam soltar a criatividade e achar uma solução também”, afirma.

A Comunicação é Social

O projeto consiste em um trabalho onde toda a turma se junta no mesmo tema. Uma vez por ano, sempre no final do primeiro semestre. Ele é realizado por todas as turmas de todos os semestres dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda, e cada uma delas conta com um professor responsável. Geralmente, os temas variam entre problemas sociais, questões éticas e sobre os direitos humanos.