Pequenos negócios: ateliê que transforma tecidos em vida

Dona Maria Darci Martins é um exemplo de empreendedora curiosa e leve. Há 30 anos costura, inventa e cria roupas de todos os estilos e formas. Para qualquer gosto. Aprendeu com a avó os primeiros passos para colocar um botão, ainda criança. Na época as meninas da família deveriam aprender ao menos o básico em corte e costura, de acordo com ela.

O Ateliê de Costura é uma evolução mais charmosa da costureira do bairro. Aos 56 anos ela pode descobrir um novo mundo e se redescobrir. Com a ajuda da filha criou um espaço chamado MD Ateliê de Costura: do croqui ao acabamento e dá aulas particulares durante a semana, no centro da cidade de Tubarão. Darci se emociona ao relembrar que seus costumes aprendidos em casa viraram uma atividade prazerosa.

“Eu sempre costurei em casa, mas fazia só para os amigos, para a família. A ideia de transformar isso em um curso que vai do croqui ao acabamento para mim é muito gratificante. Eu fico imaginando a cada aluno que inicia aqui que eu tinha os mesmos conhecimentos que eles quando comecei”.

Para a aluna do Ateliê, Bruna Neves, 23, fazer parte do curso é uma forma de aprender muito na prática com muita leveza e diversão, que segundo ela só a dona Maria tem. “Em três meses de curso eu já fiz meu primeiro vestido para uma formatura. Eu não sabia nem colocar a linha na agulha”, revela. “A aula fica ainda mais interessante por ser particular, a Maria consegue atender cada dificuldade minha sem pressa, já que são três horas de aula por semana”, acrescenta.

Muitas ideias de negócios podem surgir em casa com ajuda de alguns sites que motivam
microempreendedores. O Serviço de Apoio à Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) desenvolve uma série de conteúdos sobre educação empreendedora, orientação empresarial; e casos de sucesso, para ajudar o empresário na gestão do seu negócio.

Para representar o tipo de empreendedorismo como o de Dona Maria Darci, o Sebrae oferece dicas de como montar um Ateliê de Costura no próprio site, com 29 passos bem explicados, além de ensinar a manter o próprio negócio.

Texto: Luisy de Albuquerque