Perfil do publicitário de sucesso

Publicitário: #PartiuSucesso

Você, estudante de publicidade, deve se perguntar: como me tornar um profissional de sucesso? Esta é uma questão que vem a tona quando pensamos no mercado de trabalho e suas dificuldades. 

Muitos acham que no universo da publicidade e propaganda basta ter uma ideia brilhante e… Shazam! Tá feito uma campanha publicitária! Não. Não adianta, não há uma receita ou fórmula pronta para o sucesso. E tá longe de ser “mamão com açúcar”. Mas algumas dicas podem fazer toda a diferença. #Partiu?!

Pra começo de conversa, todo bom profissional da área tem que estar sempre atualizado, curioso com o que acontece ao seu redor e conhecedor de diferentes culturas e tecnologias. Atendimento ao cliente, mídia, produção, marketing, gerência do produto, promoção de vendas… Enfim, seja qual for a área que você prefira atuar, em todas elas precisa estar por dentro do que rola no mercado. 

É isso mesmo. Tem que ler, ouvir música, ir ao cinema, passear pelo centro da cidade, folhear revistas e assistir TV. Também tem que discutir com os amigos se aquela campanha ficou legal. Tudo isso pra aguçar sua criatividade. Criar, criar e criar. Mas tem que criar com qualidade. E pra isso é preciso fuçar, pesquisar, inventar e realizar!

Você vai lidar com sentimentos e emoções. Convencer o consumidor a desejar um produto não é tarefa fácil. Mas é desafiador. Basta descobrir os caminhos e atalhos para chegar aos mais diversos públicos e seus anseios. Dessa forma, você se destaca no mercado e ganha vantagem diante da concorrência. Oferecer diferencial, ter a menta aberta e sem preconceitos: esses são alguns dos segredos.

Você vai chegar à conclusão que ser um publicitário não é fácil. Esse desafio irá diariamente te provocar e fascinar. Chegará ao ponto de transformar o trabalho em diversão, e a diversão em trabalho. Afinal, ser publicitário é isso, se redescobrir a cada dia e criar uma nova ideia como se fosse a última chance de transformar o mundo.