Regional Sul do Grupo Ânima firma parceria com a Senior Sistemas

Os cursos de Tecnologia da Informação contarão com a mentoria de profissionais da empresa.

A empresa encerrou 2020 com um faturamento de R$ 464 milhões, que representa crescimento de 8%.
(Imagem: Senior Sistemas/Divulgação)

Uma parceria entre os cursos de Tecnologia da Informação (TI) da Regional Sul do Grupo Ânima e a Senior Sistemas, voltada para atender a Unidade Curricular (UC) Dual – quando o estudante tem a oportunidade de vivenciar o dia a dia de uma empresa – vai beneficiar alunos da Unisul, UniSociesc e UniCuritiba. O primeiro contato foi realizado pelo reitor da Universidade, Mauri Heerdt, e o diretor do campus de Tubarão, Rafael Faraco, com a direção da Senior. “Entende-se que essa aproximação é um elemento fundamental para que os estudantes possam entrar em contato com o ambiente profissional, observar a aplicação dos conceitos através da tecnologia e o resultado que isto proporciona para a sociedade”, avalia o professor do curso de Ciências da Computação, Luciano José Savio.

A partir do estabelecimento da parceria, a equipe envolvida organizou uma proposta para o primeiro semestre de 2021. O ‘Tech in Community’ desafia os alunos a desenvolverem um projeto para um sistema em smartphones e sites, a fim de resolver algum problema existente na sociedade, aplicando o conhecimento técnico em favor da vida das pessoas e das organizações. “Três equipes serão classificadas em cada universidade e seguirão para a próxima etapa, onde devem colocar em prática o que foi projetado através de alguns critérios estabelecidos visando aliar conceitos e práticas observados durante os estudos da Unidade Curricular, onde serão avaliados e premiados os três melhores projetos”, acrescenta Savio. Os três melhores projetos receberão R$ 3 mil, R$ 2 mil e R$ 1 mil, respectivamente. Para facilitar, foi criado um site, no qual constam todas as informações necessárias sobre o funcionamento e a inscrição.

“Um contato que vai além dos muros da Universidade”, destaca professor

Além da Unisul, serão beneficiados, também, os acadêmicos da UniSociesc e UniCuritiba
(Imagem: Pexels).

Para planejar e, posteriormente, desenvolver o projeto, os alunos receberão uma consultoria da Senior, seguindo a metodologia adotada pela empresa, possibilitando a experiência de entender a forma de trabalho da área de desenvolvimento de sistemas. O professor Clávison Zapelini destaca que, além de todo o aprendizado com o desafio, os alunos terão um amplo e real contato com o mercado de trabalho. Segundo ele, é muito difícil ensinar em sala de aula algumas técnicas dentro da TI. “Existem disciplinas e técnicas do curso que são difíceis, no âmbito acadêmico, de tratar de forma tão real quanto por meio deste projeto. A aprendizagem é reforçada com a necessidade de atingir os objetivos com as tecnologias utilizadas no dia a dia”, pontua.

Além disso, o mercado na área está necessitando de profissionais de qualidade. O professor Luciano afirma que essa parceria serve como uma grande vitrine para os estudantes. “Caso se destaquem, podem, inclusive, tornarem-se membros da equipe da Senior Sistemas, iniciando a carreira profissional já em uma empresa renomada”, garante. Quanto às premiacoes em dinheiro, Zapelini reforça que é um estímulo oferecido pela empresa. “A Senior não tem interesse em ter essa solução que os alunos vão apresentar. O objetivo é estimular a formação, a busca por parte dos estudantes. O prêmio em dinheiro é apenas um atrativo a mais, até para chamar mais participantes”, finaliza.

Texto escrito por: Lara Silva.

Edição e publicação: Luiza Hennemann.

Acesse também: https://mural.unisul.br/arte-e-tecnica-academicos-de-arquitetura-e-urbanismo-terao-palestra-com-marcos-acayaba/