Ronco, um problema que pode afetar sua saúde

Responsável por noites mal dormidas e até mesmo causador de divórcios o ronco afeta 35% dos homens e 18% das mulheres de meia idade, segundo pesquisa feita pela Associação Brasileira do Sono.

O ronco persistente pode ser sintoma de sérios problemas graves como a apneia.  Um ruído provocado pelo estreitamento das vias respiratórias superiores durante o sono. “O ronco é normal quando a pessoa deita de barriga para cima, pois há um relaxamento do dorso da língua e da musculatura. Há uma vibração nessa região, na laringe e úvula, causando o barulho específico”, explica o especialista em ronco e implantes dentários Sidnei Goldman.

Roncar incomoda o parceiro do lado e pode deixar tanto quem ronca quanto o parceiro irritados durante todo o dia seguinte, esse problema afeta 30% da população brasileira, geralmente pessoas que roncam costumam dormi de barriga para cima e com a boca aberta aumentando a facilidade para roncar. O ronco pode ser causado pelo cansaço do dia-a-dia ou um aviso sério a problemas que precisam ser tratados com prioridade trazendo risco para a saúde.

Causadores como flacidez nos músculos da garganta, uma amigdalite, as adnoides muito grande, desvio de septo, pólipos no nariz, sinusite, obstrução nasal, excesso de álcool, cansaço extremo e também obesidade. São causadores do ronco. Segundo o otorrinolaringologista do Hospital CEMA, Alfredo Lara, 70% dos roncos não são problemas sérios. “É como se fossem alterações estéticas”, diz ele. Em outros, o problema pode estar associado a apneia do sono um problema sério que precisa ser tratado com prioridade.

Como entender a apneia do sono

Uma síndrome obstrutiva que ocorre quando as vias respiratórias ficam completamente fechadas. A pessoa fica sem respirar por alguns segundos, quanto maior a pausa, maiores podem ser os impactos no organismo. Prejudicando no reflexo e capacidade de concentração, ou seja, ao invés do corpo relaxar durante o sono ele continua trabalhando.

Em entrevista ao R7, o médico Fausto Ito, especialista em distúrbios do sono, diz que a consequência disso é o aumento da produção de cortisol e adrenalina, hormônios relacionados ao estresse. Essas substâncias provocam resistência à ação da insulina no corpo e podem levar a pessoa a desenvolver o diabetes. A prevenção para apneia pode começar com a diminuição de peso, exercícios, para os fumantes deve-se fazer um esforço e largar o cigarro, e maneirar também nas bebidas alcoólicas.

Caso você ronca deve procurar um especialista que irá descobrir o seu motivo, e irá auxiliar ao melhor tratamento para o seu caso. Existem tratamentos desde cirurgias para correção de septo (separação das vias nasais) até aparelhos ortodônticos, isso irá variar muito para cada caso.

Existem algumas maneiras de prevenir o ronco e ajudar em casos mais simples como a perca de peso e atividades físicas regulares, evitar dormir de barriga para cima, a escolha de um bom colchão, a temperatura do quarto ambiente, nem muito quente ou muito frio, um bom travesseiro, e luzes e TV desligadas podem ajudar na concentração de uma noite de sono melhor evitando o ronco.

Antes de utilizar qualquer alternativa para evitar o ronco (como dilatadores nasais) procure um médico que irá descobrir os fatores do seu ronco e irá encaminhar para o melhor tratamento.

Texto: Marciele Carvalho Duarte

11 comentários em “Ronco, um problema que pode afetar sua saúde”

  1. Hello very cool web site!! Man .. Excellent .. Amazing ..
    I’ll bookmark your website and take the feeds also?
    I am satisfied to find a lot of useful info right here in the post, we’d like develop more techniques in this
    regard, thanks for sharing. . . . . .

  2. Hi! This is my 1st comment here so I just wanted to give a quick shout out and say I really
    enjoy reading through your blog posts. Can you suggest any other blogs/websites/forums that deal
    with the same subjects? Thank you so much!

  3. What i do not understood is in reality how
    you’re no longer really much more neatly-appreciated than you may be now.
    You are so intelligent. You realize therefore
    significantly on the subject of this subject,
    produced me personally believe it from numerous various
    angles. Its like women and men are not interested unless it’s something to accomplish with Girl gaga!
    Your own stuffs great. All the time take care of it up!

  4. Undeniably believe that which you said. Your favorite reason appeared to be on the
    net the easiest thing to be aware of. I say to you, I certainly get irked while people think about worries that they just do not know about.
    You managed to hit the nail upon the top as well as defined out
    the whole thing without having side-effects , people can take a signal.
    Will likely be back to get more. Thanks

  5. I’ve been surfing on-line greater than 3 hours nowadays, yet I never discovered any attention-grabbing article
    like yours. It is pretty price sufficient for me. In my view, if all site
    owners and bloggers made just right content as you probably did, the
    web will likely be a lot more useful than ever before.

Deixe um comentário