Use suas tampinhas para melhorar o mundo

Campanha de reciclagem “Tampinha Legal” chega a Tubarão (SC).

A Combemtu atende mais de 350 crianças e jovens na faixa etária de 4 a 24 anos em tubarão, com o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo Familiar, Comunitário e o Programa Aprendiz.

Combemtu também é a responsável por trazer o programa Tampinha Legal ao sul de Santa Catarina. A iniciativa teve inicio no Rio Grande do Sul no ano de 2016 e hoje já conta com mais de 3400 pontos de coleta em todo Brasil, 68 só em Tubarão e, até o momento, mais de 232 Milhões de tampinhas coletadas.

Por que deveríamos reciclar tampinhas plásticas? “Por que o plástico dessas tampinhas é especial, ele é mais limpo que o comum por ser produzido para selar embalagens de consumo.” Afirma Carlos Soares gestor operacional e coordenador do programa Tampinha Legal da Combemtu.

Carlos também afirma que além de ser um material limpo, o plástico é um dos poucos matérias que pode ser 100% reciclado diversas vezes e com a reciclagem desse material a Combemtu e outras entidades conseguem manter uma renda extra que ajuda a instituição.

O projeto consiste em converter tampinhas plásticas de potes, shampoos, detergentes, pets, canetas, entre outros, em produtos reciclados que por sua vez servirão de fonte de renda pra as entidades assistenciais participantes do programa.

Além de produtos para venda o projeto cria brinquedos, bicicletas e cadeiras de rodas utilizando o plástico proveniente das tampinhas e distribui entre as entidades afiliadas para que sejam utilizadas pelas crianças.

O projeto Tampinha Legal cresce com o passar dos meses, em Tubarão a satisfação dos participantes é notável, Sandra Maria da Silva é dona de um comércio, que virou ponto de arrecadação para colaborar com a iniciativa, e afirma:

“Eu já reciclava antes, quando ele me apresentou a ideia achei muito legal. Sinto muito orgulho de estar ajudando alguém, fazer o bem…”

“…com vontade qualquer um pode ajudar!”

Caso seja de seu interesse fazer a separação dessas tampinhas para a reciclagem pelo projeto Tampinha legal e estar ajudando as crianças e adolescentes atendidas pela Combemtu é só entrar em contato com a instituição pelos fones (48) 3628-0965 ou (48) 9 9910-9500 e solicitar maiores informações.

Imagem: Arte Banner, Combemtu

Texto por: Juan Freitas